Faturamento foi maior em novembro para 70% dos lojistas consultados.
A sondagem do comércio lojista de Belo Horizonte relativa a novembro aponta grande otimismo dos empresários em relação às vendas. Do total de entrevistados pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), 70% apostam em melhorar o faturamento, 26% esperam repetir o desempenho e apenas 4% estimam vendas inferiores em novembro na comparçaão comem outubro.
Portanto, é nítida a confiança dos empresários no comportamento da demanda, já que 70% acreditam que as vendas vão melhorar. O percentual é maior do que o registrado em novembro de 2010, quando 56% dos entrevistados apostavam e faturar mais do que no mês anterior. Os mais confiantes são os lojistas que comercializam artigos relacionados ao Natal, como os do setor de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, joias e acessórios e hipermercados e supermercados.
Em relação a outubro, 76% registraram vendas melhores (44%) ou iguais às de setembro (32%), enquanto 24% tiveram desempenho pior. Em outubro, além do Dia das Crianças, contou com grande número de promoções que ajudaram a aquecer as vendas, a despeito da piora do quadro econômico internacional. Para 57% dos entrevistados a situação financeira em outubro não teve surpresas, mantendo o mesmo nível dos meses anteriores. Já 30% experimentaram uma situação melhor e 13%, pior.
Contratações - Em outubro, de acordo com a sondagem da Fecomércio, 83% das empresas mantiveram a equipe de trabalhadores, enquanto 10% aumentaram e apenas 7% reduziram. Para novembro, a expectativa de aumento de contratação saltou para 35%. Já 63% planejam manter a equipe e 2% diminuí-la.
O número de contratações está dentro da realidade de fortalecer a equipe para atender ao maior fluxo de compradores no fim de ano, segundo a gerente do Departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvânia de Araújo. O atual cenário da economia demanda por trabalhadores qualificados e as empresas, que estão em fase de investimentos em novos pontos ou expansão dos antigos, buscam novos profissionais. "Isso gera uma maior demanda causando dificuldades para efetuar a contratação. Portanto, o desafio é reter os talentos conquistados e manter a qualidade dos serviços prestados", aconselha a economista.
O último bimestre é, tradicionalmente, o melhor período de vendas para o varejo. "O Natal fomenta expectativas favoráveis e ações como a contratação de temporários passam a compor a agenda dos empresários. O melhor período de vendas induz a reforçar previamente a equipe, peça fundamental para criar valor agregado através da excelência do atendimento", enfatiza Silvânia de Araújo.
Veículo: Diário do Comércio - MG