Hypermarcas finaliza vendas em ano fraco

Leia em 3min

Com a venda dos negócios de atomatados e limpeza, anunciada no sábado, a Hypermarcas encerra um processo de redução de portfólio e enxugamento de atividades. Após oito meses de negociação, a empresa se desfaz de 12 marcas (as principais são Etti, Assim e Assolan), três fábricas e transfere cerca de 600 funcionários aos novos donos. É esperado, agora, que a companhia passe a entregar no ano que vem parte dos ajustes no grupo prometidos ao mercado. Isso num momento em que as movimentações da companhia têm sido acompanhadas ainda mais de perto pelos investidores.

O que analistas aguardam, é que o questionamento principal envolvendo a empresa mostre evolução em 2012 - com uma melhoria em receita, no Ebitda e maiores ganhos de sinergia a partir do ano que vem. A venda dos negócios teve como principal função reforçar o caixa e reduzir nível de endividamento, outra promessa da empresa aos investidores.

As 12 marcas vendidas em limpeza e alimentos registraram receita de pouco mais de R$ 200 milhões de janeiro a setembro. A Flora Higiene e Limpeza comprou a Assim em outubro, a Bunge ficou com a Etti e a Química Amparo, com a Assolan, como anunciado no sábado. Pagou-se pelas operações R$ 455 milhões (mais R$ 60 milhões devem entrar como ajuste de capital de giro). É mais do que o dobro da receita de janeiro a setembro, mas essa relação entre vendas e valor desembolsado não é válida nesse caso.

Não se pagou por um negócio com vendas em crescimento, até porque a área de limpeza e alimentos encolheu nos últimos dois anos. Foram compradas as marcas - e o potencial de crescimento de Etti, Salsaretti, Assim, MatInset e Assolan. Existe uma busca de compradores no mercado por ativos de bens de consumo com marcas populares no país. Por isso, a americana McCormick esteve na disputa pela Etti até as vésperas do fechamento do negócio.

A companhia chegou a oferecer até um pouco a mais que a Bunge, mas acabou perdendo porque havia uma imposição maior de condições para fechar negócio.

A partir de agora, como apurou o Valor, a Bunge deve fazer novos investimentos na marca, incluindo injeção de capital na fábrica de atomatados de Araçatuba (SP), com 250 funcionários hoje. E a Química Amparo, dona da Ypê, controlada pela família Beira Júnior, consegue entrar no mercado de palha de aço, segmento que ainda atua discretamente com a marca Ypê.

A possibilidade de atuar nessa área, entretanto, não é a principal razão da compra da Assolan pela Química Amparo. A empresa deve usar a marca para entrar em novos mercados na área de limpeza e pode criar uma linha de produtos de maior valor agregado com a marca, apurou o Valor com pessoas próximas à empresa. A fabricante não comenta a informação. Analistas entendem que a estratégia pode passar por essa questão.

"Não creio que a categoria de palha de aço seja tão importante assim. Se pensarmos em termos de tendências de simplicidade e praticidade, faria mais sentido comprar essa marca forte para atuar em outras categorias", disse o professor de gestão de marcas da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Marcos Machado.

A marca Ypê passará a disputar mercado com a Bombril e com a Flora, que acaba de comprar a Assim e que, há poucos meses atrás, adquiriu a Bertin Higiene e Beleza. Deve aumentar, portanto, a concorrência de empresas com capital nacional na área de produtos de limpeza, mercado disputado pela Reckitt Benckiser e Unilever.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Com Etti, Bunge investe em prato pronto e instantâneo

A fábrica da Etti em Araçatuba, a 524 quilômetros da capital paulista, trabalha hoje com produ&ccedi...

Veja mais
Natal: ceia sobe 22% na região

Levantamento também aponta variação de mais de 15% no preço do mesmo produto entre lojas de ...

Veja mais
Preços de alimentos e presentes têm queda

Os gastos para as comemorações do Natal, divididos entre alimentos e presentes, subiram menos do que a inf...

Veja mais
Estoque reduzido garante preço do café

A menor disponibilidade de café nos estoques mundiais será um dos principais fatores que contribuirá...

Veja mais
Danone e Nestlé repensam a China

As companhias de alimentos Danone e Nestlé vão suspender ou fechar fábricas na China, decisã...

Veja mais
Agricultor melhora o manejo da hortaliças

Os números sobre o uso de defensivos agrícolas no combate de pragas revelam um fato significativamente pos...

Veja mais
Preços nos supermercados têm alta menor

Índice apurado em novembro foi de 0,36%, ante 0,46% no mês de outubro; acumulado em 12 meses chega a 4,44%....

Veja mais
IPI não altera produção da Suggar

O comércio projeta alta nas vendas da linha branca de eletrodomésticos com a redução do impo...

Veja mais
Preços nos supermercados estão em alta

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS/Apas/Fipe), calculado pela Apas/Fipe, apresentou em novembro ele...

Veja mais