Carrefour vende fatia na Altis e faz oferta pela Guyenne et Gascogne

Leia em 2min 20s

O Carrefour, a segunda maior rede de supermercados do mundo, está mudando sua operação na França. Anunciou ontem duas operações, de compra e venda, de redes varejistas que operam supermercados e hipermercados com a bandeira Carrefour no sudoeste do território francês.

A operação francesa representa 43% das vendas globais do Carrefour, que ficaram em € 67 bilhões nos primeiros nove meses deste ano. A América Latina, onde o Brasil é o maior mercado, representa 12,5% das vendas totais.

A multinacional decidiu vender sua participação de 50% no Grupo Altis, administrado em parceria com a rede espanhola Eroski. O contrato de associação entre as cadeias varejistas expira no fim de 2011 e o Carrefour decidiu não renová-lo. O Grupo Altis opera seis hipermercados, dez supermercados e quatro lojas de desconto da bandeira Carrefour no sudoeste da França. De acordo com um comunicado do Carrefour, a Altis registrou receita de € 499 milhões em 2010. Pelos 50% que tem da Altis, o Carrefour vai obter € 153 milhões. Segundo o comunicado divulgado ontem, a transação será finalizada após o pagamento e depois da autorização das autoridades antitruste, "caso seja necessário".

Foi confirmada ontem uma segunda operação, desta vez de compra, envolvendo a varejista Guyenne et Gascogne, que é parceira do Carrefour no sudoeste da França desde 1966. A empresa opera seis hipermercados e 28 supermercados Carrefour, que geraram € 604 milhões em vendas em 2010, segundo a multinacional.

O Carrefour está comprando 57% do capital da Guyenne, uma parte em dinheiro (o equivalente a € 74,25 por uma ação da Guyenne) e uma parte em ações do Carrefour. Os acionistas que aceitaram a troca de ações (metade dos 57%), vão receber 3,9 ações por uma da Guyenne. Dentre os que aceitaram estão a família Beau e o fundo First Eagle, que concordaram em não revender as ações do Carrefour por 12 meses.

De acordo com a nota emitida pelo Carrefour, o grupo de acionistas que representa 57% do capital da Guyenne et Gascogne já aceitou vender a participação. A oferta secundária de ações será aberta no primeiro trimestre de 2012, depois que a operação for avaliada pela AMF (a CVM da França e pela autoridade antitruste).

De acordo com o jornal "Financial Times", o valor de mercado da Guyenne et Gascogne é de € 585,5 milhões. As ações da companhia foram suspensas no pregão da bolsa de Paris ontem, a pedido da própria empresa, informou o jornal inglês.

Juntos, Carrefour e Guyenne et Gascogne têm a Sogara, uma joint venture cujo capital é compartido em 50% para cada. A Sogara opera 13 hipermercados e suas vendas brutas alcançaram € 1,6 bilhão em 2010.

"Este projeto é uma extensão da parceria e permite ao Carrefour consolidar sua posição no mercado em uma região que está crescendo", informou o Carrefour em nota.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Imunidade tributária para CDs e DVDs é aprovada por deputados

Os deputados aprovaram ontem o segundo turno da emenda constitucional que prevê imunidade tributária para C...

Veja mais
Indústria terá de reduzir teores de sal em mais sete alimentos

Ministério da Saúde anunciou ontem novo calendário de cortes O Ministério da Saúde am...

Veja mais
Bunge compra divisão de alimentos da Hypermarcas por R$ 180 milhões

A Bunge, conglomerado do setor alimentício, concluiu na madrugada de ontem a compra da divisão de alimento...

Veja mais
Broto Legal quer chegar a todos os estados

A Broto Legal alimentos, com sede em Campinas, e no mercado desde 1972 está em processo de expansão com o ...

Veja mais
Frutas encarecem mesmo com alta de 50% da oferta

Legumes, ao contrário, perderam valor com a retração do consumo em novembro, e com a maior produ&cc...

Veja mais
O salto da Mallory

Empresa controlada por grupo espanhol amplia fábrica, traz ao Brasil sua marca de eletroportáteis Taurus e...

Veja mais
Marfrig terá investimento mínimo em 2012, após BRF

A Marfrig, empresa de proteína animal e alimentos, deve reduzir os investimentos de capital ao mínimo nece...

Veja mais
Clima e rentabilidade limitam a área de cultivo de hortifrutis

O clima adverso e a menor rentabilidade pressionaram os produtores brasileiros de hortifrutis importantes a reduzir a &a...

Veja mais
Mercado avalia bem novo foco da Hypermarcas

Para analistas, estratégia de vender ativos e se concentrar nas áreas de consumo e farmacêutica foi ...

Veja mais