A Broto Legal alimentos, com sede em Campinas, e no mercado desde 1972 está em processo de expansão com o objetivo de levar as suas marcas de arroz e feijão para todos os estados brasileiros. Atualmente através das grandes redes de supermercados como o Carrefour, Extra e Walmart seus produtos chegam a muitos estados. O diretor da Broto Legal Alan Storti, disse que a ideia é expandir aos poucos. "Hoje estamos no Paraná, Manaus, Mato Grosso, Minas Gerais e S. Paulo diretamente e indiretamente estamos em outras localidades. Nossa logística no atendimento é terceirizada".
A Broto Legal está fechando 2011 com um crescimento de 25% em relação a 2010 e dentro de seu planejamento estratégico tem a perspectiva de atingir um crescimento entre 20% e 30% em 2012 em relação a este ano. Alan Storti acredita que esse crescimento está atrelado à principal preocupação da empresa que é com a qualidade do produto que chega às prateleiras. Para isso, a Broto Legal aposta nos índices quase zero de impureza para atrair o consumidor. "Hoje nós somos os únicos no País, tanto no arroz, quanto no feijão com controle de resíduos de agrotóxicos. Isso dá uma diferença no produto porque ninguém no Brasil faz isso. Quem faz esse controle é o Instituto Biológico de São Paulo. O que estiver fora desse controle é despachado", explica.
Alan Storti diz que a estratégia tem dado certo e com um excelente retorno. Segundo ele, em Campinas e região a empresa já é líder de vendas e a ideia é levar isso para outras regiões do país.
A empresa está investindo R$ 6 milhões no processo de ampliação de suas duas fábricas em Campinas e Porto Ferreira. A capacidade de produção de feijão da fábrica de Campinas está sendo ampliada em 70%. Já para a produção de arroz, a empresa aumentou a capacidade da fábrica de Porto Ferreira em 50%. "Desde os anos de 1970 até hoje, o consumo de arroz e feijão per capita no Brasil caiu em 40%. A garotada troca cada vez mais um prato de arroz e feijão, que é saudável e sai a uma média de R$ 0,15, por outro alimento. Como resultado, temos uma geração cada vez mais obesa e com colesterol alto, algo que precisa ser revertido com urgência. Essa é a principal razão para comemorarmos o aumento no número de vendas", diz.
Para atrair esse público de crianças e adolescentes para seus produtos, a Broto Legal adotou uma estratégia de marketing trazendo para suas embalagens de arroz e feijão os logos dos times brasileiros como Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Portuguesa, Atlético Mineiro e Cruzeiro. Para divulgar a linha a Broto Legal Alimentos contratou o comentarista e ex-jogador de futebol Neto como garoto propaganda. Neto já atuou por São Paulo (1987), Palmeiras (1989), Corinthians (89/93 e 96/97) e Santos (94). "A gente mexe com a paixão do brasileiro. Você vê crianças pedindo para a mãe comprar o produto quando vê na gôndola. Recebemos e-mails agradecendo a iniciativa, pois quando a criança vê o seu time na embalagem pede para a mãe comprar. A estratégia foi interessante porque descobrimos um lado que não conhecíamos. Isso é forte na Europa e trouxemos para cá vinculando os produtos com os times de futebol".
O diretor da Broto Legal Alimentos, Alan Storti, acredita que essa estratégia dos times brasileiros aliada, ao controle de resíduos de agrotóxico tem sido fatores preponderantes para alavancar o crescimento da empresa. "O nosso diferencial também está na semente selecionada. No caso do arroz, quase zero de impurezas e inquebrados. No caso do feijão, colocamos o mais graúdo e com uma cor bem clarinha. Hoje a população brasileira está dando um pouco mais de valor à saúde".Dentro do planejamento estratégico da empresa novos produtos devem ser lançados em breve, entre eles, as opções de arroz de preparo rápido e com sabores. Atualmente são 11 opções de arroz. Segundo Storti, o Parboilizado passa por um processo de pré-cozimento.
"Entra numa caldeira quando ainda está com casca é pré cozido e depois segue para o descasque e isso deixa o produto mais soltinho. O arroz preto é utilizado na alta culinária. Campos do Jordão usa muito esse arroz. É um prato mais sofisticado e um produto muito mais caro".
Já na linha do feijão, são seis diferentes opções, como o Preto, Carioca, Jalo, Rajado, Bolinha e Branco. O feijão branco, consumido por alguns, como salada possui uma proteína chamada faseolamina, que de acordo com estudos recentes pode ajudar no processo de emagrecimento. Faseolamina é uma glicoproteína que inibe a absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, biscoitos, entre outros Por este motivo ela pode ajudar a emagrecer, mas isso só é possível pela ingestão da farinha desse grão. Nos estudos realizados houve uma redução de até 4% em 30 dias no peso dos que consumiram a farinha do feijão antes das refeições.
Veículo: DCI