A rede mineira UAI Shopping vai ampliar a atuação na região Norte do país. Na semana passada, ela foi anunciada como a concessora legal dos direitos de administrar comercialmente os bares, restaurantes e quiosques do principal ponto turístico de Manaus, o Parque Cultural Esporte e Lazer Ponta Negra. O UAI também será responsável pela retirada de 7 mil camelôs das ruas da cidade, com a construção de um camelódromo. Desde fevereiro, a rede já administra a área comercial do porto de Manaus.
De acordo com o diretor de operações da rede UAI Shopping, Elias Tergilene, serão aportados cerca de R$ 30 milhões na parte de implementação comercial em Ponta Negra. As obras serão feitas em duas etapas. A primeira demandará aporte de R$ 1,5 milhão. Os outros R$ 28,5 milhões serão investidos na segunda etapa, quando serão construídos um mirante com restaurante panorâmico, uma marina no rio Negro, playground e bares e restaurantes voltados para o rio.
A prefeitura de Manaus já investiu cerca de R$ 30 milhões na restauração do local e fará licitação para a segunda etapa das obras. Somente após esse processo será possível calcular o valor do aporte nessa próxima fase. As obras são feitas por meio de parceria público-privada (PPP).
Tergilene explica que a prefeitura de Manaus estava com dificuldades para gerir o local e, por isso, procurou a rede UAI Shopping. "Eles gastaram dinheiro com a restauração do local mas não tinham retorno nenhum, pois os permissionários pagavam apenas um valor simbólico. Assim, o local se tornava uma despesa a mais para o município. Levando o nosso know how para o parque vamos tirar despesas dos cofres públicos e passar a gerar receita para eles", diz. A rede assume a operação na próxima semana.
O Parque de Ponta Negra está localizado em uma área nobre de Manaus, mas é freqüentado por todas as classes sociais. "Nós vamos reestruturar o local para transformá-lo em uma área pública. Para isso, pretendemos levar grandes operações, como Bobs e Kibon, e manter o comércio popular local", diz Tergilene. Ele informa, ainda, que será montado um anfiteatro no local que terá programação cultural intensa.
Outro projeto da rede UAI Shopping em Manaus é a construção de um camelódromo com capacidade para 2,5 mil camelôs. Segundo Tergilene, o objetivo é retirar das ruas 7 mil camelôs irregulares. Até agora, a rede já aportou R$ 14 milhões no projeto. O empreendimento foi construído em área que pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) e depende somente da liberação do órgão para começar a operar.
Um novo centro de compras da rede também está sendo construído em Manaus. O terreno que irá abrigar o mall é um complexo de fachadas históricas que foi adquirido por R$ 8 milhões. Serão aportados mais R$ 26 milhões nas obras que devem começar em janeiro de 2012 e concluídas em julho de 2013.
A rede UAI Shopping também está em negociação para operar o camelódromo de Belém, chamado de Espaço Palmeira, e o Mercado Zero Peso, na mesma cidade. Tergilene afirma que o objetivo da rede é negociar com prefeituras de todo o Brasil a operação de espaços públicos que estejam com o comércio desordenado. Ele informa inclusive que a rede já recebeu o convite para operar um mercado em Angola, mas que recusou por não acreditar que seja a hora de partir para o mercado internacional. "Queremos crescer primeiro no Brasil", observa.
Tergilene manifestou o interesse da rede em assumir a operação do Mercado de Santa Tereza, em Belo Horizonte. Mas, segundo ele, não há nada de concreto nesse projeto. "Queremos mostrar para a prefeitura a vantagem que isso pode trazer", diz. Também está em fase de negociação a implantação de um shopping da rede em Teresina. O empreendimento é uma parceria entre o UAI Shopping e a rede supermercadista local Supermercados Carvalho.
Veículo: Diário do Comércio - MG