A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para linha branca e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito ao consumidor, anunciada pelo governo federal no início do mês, já começa a se refletir positivamente na indústria. A Whirlpool, líder no mercado de eletrodomésticos com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, anunciou nesta terça a abertura de 1,1 mil vagas em todo o Brasil.
A companhia, que emprega 14 mil funcionários e possui três unidades fabris no País, se prepara para um aumento da demanda no primeiro trimestre de 2012. "A expectativa é que o impacto das medidas seja verificado a partir de janeiro, período de reposição do varejo, e que amplie em até 30%, dependendo da categoria de produto, o consumo de eletrodomésticos no primeiro trimestre", afirma o vice-presidente de Relações Institucionais, Armando Valle. Já para o varejo, o impacto é imediato, uma vez que as novas alíquotas têm efeito retroativo sobre os produtos em estoque.
O executivo ressalta que o setor tem baixa penetração de importados, com 97% da produção realizada em território nacional, e uma cadeia produtiva longa, o que faz com que medidas de incentivo tenham impacto imediato sobre o mercado de trabalho.
Segunda maior fabricante, a Electrolux acredita em um crescimento significativo do setor já neste final de ano. A companhia estima um aumento na demanda acima de 25% até março, considerando-se um crescimento do PIB de 3% a 4%.
Veículo: DCI