Empresa renova 80% de seus produtos nesse segmento e espera vender mais de três milhões de unidades até março de 2012
Tradicional marca de eletroportáteis,a Arno quer aproveitar o maior poder de compra da classe C e o período mais quente do ano para aumentar as vendas de sua linha de ventiladores.
A expectativa da companhia é comercializar mais de três milhões de unidades na
temporada que vai até março de 2012. Por conta de seu público-alvo, a empresa tem dado cada vez mais atenção para o Nordeste, que nos próximos anos passará a ser a principal região em vendas dessa linha para a marca.
A previsão da Arno, que pertence ao grupo francês SEB, deve-se ao potencial de crescimento que a comercialização de ventiladores tem nos estados nordestinos. O fato tem levado a empresa a reforçar sua atuação na região com o aumento em 10% na produção da fábrica situada em Recife, neste ano, além de levar todo o portfólio formado por 15 modelos para as redes varejistas da região.
“Antes, apenas os produtos mais baratos eram distribuídos no Nordeste e hoje atuamos
com toda a nossa linha”, afirma Joaquim Alfani, gerente de produtos da Arno, cujos ventiladores variam de R$ 100 a R$ 300.“Nossas vendas nessa região crescem duas vezes mais que no Sul e Sudeste. E pelo potencial de crescimento, não tenho dúvidas que será o nosso principal mercado nos próximos anos”, completa.
Além da unidade de Recife, a linha de ventiladores também é produzida em uma fábrica em São Paulo, que hoje é responsável pela maior parte do volume produzido nesse segmento. “Mas nossa unidade no Nordeste tem ganho cada vez mais peso nessa área”, diz o executivo.
Inovações
Para aumentar as vendas nos próximos meses, a Arno renovou 80% de sua linha no último
mês de agosto e também reforçou o design de seus produtos.Além dessa novidade, a empresa detectou em pesquisas as duas principais aspirações do público em relação a um ventilador,que são performance e silêncio.
Entre as apostas da empresa para o verão desse ano está o ventilador com repelente,
que custa em média R$ 150.“A classe C é uma faixa da população que investe muito dentro de casa, com produtos aspiracionais semelhantes aos dos públicos commaior poder aquisitivo”,avalia Alfani. Segundo ele, o segmento de ventiladores corresponde hoje a 20% das vendas de toda a marca, que inclui diversos itens para casa como liquidificadores, batedeiras, aspiradores de pó, aquecedores e lavadoras semi-automáticas.
Pela Internet
Apesar das vendas na área se concentrarem no varejo tradicional, como lojas especializadas e auto-serviço, as vendas online da marca cresceram 25% esse ano. “Hoje, os consumidores passam mais tempo na frente do computador e isso reflete nas vendas”, comenta o gerente de produto da Arno.
Para atingir seu público-alvo,a empresa tem reforçado a distribuição de seus produtos
no Nordeste. “É uma área com muitas fusões e aquisições e estamos acompanhando esse movimento”, diz o executivo.
Veículo: Brasil Econômico