Carrefour perde participação no mercado francês.Mais uma vez

Leia em 1min 40s

Analistas de mercado colocam em dúvida capacidade do maior varejista europeu recuperar o terreno perdido para concorrentes menores


O Carrefour voltou a perder participação no mercado francês para concorrentes de capital fechado,segundo dados de uma consultoria, aumentando receios de que a maior varejista da Europa faça outro alerta de lucro no próximo mês. A companhia deve anunciar as vendas do quarto trimestre em 19 de janeiro e se negou a comentar a redução.

As ações do  Carrefour perderam 46% neste ano após uma série de alertas de lucro menor e mudanças estratégicas, alimentando especulações de que o presidente-executivo Lars Olofsson não sobreviverá a um novo alerta.

De acordo com a consultoria KantarWorldpanel, a participação de mercado dos hipermercados franceses sob a bandeira do Carrefour caiu 0,9 ponto percentual, para 11,3% em novembro, enquanto a do Leclerc subiu 0,8 ponto, para 18,3%.O Casino viu sua participação de mercado cair 0,2 ponto percentual, enquanto o Auchan perdeu 0,1 ponto. Este é mais um golpe no Carrefour, que vem tentando aumentar as vendas
dos hipermercados na França por meio de cortes de preço, em meio a um plano ambicioso de retomar seu formato de hipermercado na Europa. “Dúvidas sobre a capacidade do Carrefour de ter resultados dentro do previsto só podem crescer", diz o analista Christian Devismes, da CM-CIC.

Analistas

Nesta quinta-feira, a corretora ING reduziu a recomendação das ações do Carrefour para “vender”, explicando que a queda na confiança dos consumidores em mercados maduros coloca a previsão de lucro para 2011 ainda mais em risco.“O Carrefour precisa de boas vendas no quarto trimestre, especialmente em hipermercados,para alcançar a previsão de queda de 15% a 20% no lucro operacional no fechado de 2011", afirmaram analistas da ING em comunicado. A ING agora prevê lucro operacional de 2,12 bilhões de euros (2,75 bilhões de dólares), queda de 22,5% em relação aos ganhos de 2010, ajustados pela divisão da unidade de descontos Dia.

Espera-se novidades para 2012. Por mais de uma vez, os dois principais acionistas da varejista francesa deixaram claro que não estão felizes com os resultados.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Tradição exportada

A fabricante de pão de queijo Forno de Minas se prepara para aumentar suas exportações.Nos EUA, ond...

Veja mais
Arno se prepara para vender mais ventiladores no Nordeste

Empresa renova 80% de seus produtos nesse segmento e espera vender mais de três milhões de unidades at&eacu...

Veja mais
Brinquedo tóxico da China ameaça consumidor do País

Neste Natal, o consumidor deve tomar cuidado ao comprar brinquedos Made in China. O alerta se baseia em denúncia ...

Veja mais
Anvisa é alvo de ações por demora em analisar remédios e produtos de saúde

Tempo para análise, de 90 dias, é descumprido pela agência e empresas chegam a esperar até um...

Veja mais
Estrela Massas e Biscoitos investe em novos equipamentos para linha de produção de biscoito salgado

  Para 2012, a empresa prevê aumento de 100% na capacidade de produção, atingindo cerca de 120...

Veja mais
Avançam pesquisas do IAC em busca de um café sem cafeína

Após descobrirem em 2004 uma variedade de grão de café que não contém cafeína,...

Veja mais
Pão de Açúcar ajusta seus investimentos

Maior rede de varejo da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar vai encerrar o ano com investi...

Veja mais
Gargalo logístico à cadeia produtiva

O cenário econômico positivo no Brasil que provocou o aumento do consumo interno e gerou novos negóc...

Veja mais
Frozen no freezer

As iogurterias agora não rivalizam apenas entre si. Elas têm concorrência no supermercado. O grande l...

Veja mais