Empresas como Hering e Cacau Show oferecem a ferramenta na internet visando relacionamento com cliente
Redes de lojas encontraram uma nova forma de divulgar a marca e manter um canal de relacionamento com os consumidores.
Empresas como Hering, Cacau Show e Havaianas criaram neste ano páginas personalizadas na internet ou no Facebook para os clientes organizarem o amigo secreto.
A ferramenta funciona da mesma forma que a dos sites já tradicionais na área: é possível convidar amigos pela rede, trocar mensagens e realizar o sorteio, sem o risco de tirar o próprio nome.
A diferença é que os participantes podem incluir na "lista de desejos" produtos da marca e comprar on-line, sem a obrigatoriedade de adquirir o presente na loja.
"É uma campanha voltada para a promoção da marca. Devemos ter um aumento nas vendas como consequência, mas esse não é o foco, queremos fazer relacionamento", diz Marcos Ribeiro Gomes, diretor de marketing da Hering.
Ainda assim, deverá haver impacto nos números do final de ano. Segundo Gomes, a estimativa é que entre 60% e 70% dos 5.930 usuários cadastrados comprem presentes na loja.
A rede de chocolates Cacau Show também diz que busca a aproximação. "Mais do que aumentar as vendas, a ferramenta foi criada com o objetivo de oferecer mais um canal de contato", afirma Monica Ogawa, gerente de comunicação da Cacau Show.
Já a rede de móveis e utensílios Tok&Stok oferece o amigo secreto virtual, desde o ano passado, por meio do Facebook. "Esse aplicativo faz parte de um contexto de comunicação com os clientes. Ele veio como um plus ao conteúdo que disponibilizamos para eles", diz Flávia Lucena, gerente de comunicação e marketing de relacionamento da empresa.
De acordo com a gerente, a ferramenta teve uma aceitação positiva em 2010.
Outro aplicativo no Facebook é o das sandálias Havaianas. Nele, os usuários da rede social podem escolher entre mais de 80 modelos da nova coleção e comprar diretamente pela loja on-line.
Veículo: Folha de S.Paulo