Chuvas já afetam as vendas do varejo em BH

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Chuvas persistentes e às vezes torrenciais deixaram as ruas e os estabelecimentos comerciais de BH bem menos movimentados


O caos causado em Belo Horizonte pelo excesso de chuvas chegou ao comércio. Prejudicado por efeitos típicos dos dias de precipitações intensas - como alagamentos e tráfego intenso -, o varejo já contabiliza baixas em plena época de Natal. A exceção são os shoppings, que na esteira do período chuvoso registram movimento acima do previsto mesmo para esta época do ano, quando os corredores historicamente ficam lotados.

Na última quinta-feira, quando choveu na Capital metade do volume esperado para o mês de dezembro, o Boulevard Shopping, na região Leste da Capital, registrou seu melhor índice da semana que antecede o início das festas de fim de ano. Segundo o gerente de Marketing, Daniel Vieira, as chuvas, combinadas com a aproximação do 25 de dezembro, fizeram com que os números obtidos na quinta fossem inferiores apenas aos dos fins de semana anteriores ao Natal. Naquele dia, o movimento no mall foi 30% superior ao de igual data de 2010.

Ele confirma que para os centros de compras os períodos chuvosos são um incentivo, especialmente no caso de precipitações moderadas. "No geral, ajuda sim, porque cria um clima para o consumidor ir ao shopping. Sem dúvida, um sábado de chuva é melhor do que um de sol", destaca. Porém, ele salienta que no caso de tempestades os estabelecimentos do ramo podem contabilizar perdas.

O Del Rey, na região Noroeste, também tem lucrado com as chuvas. "Nesse caso, muita gente que planeja compras nas ruas acaba optando pelo shopping pelo conforto", garante o gerente de Marketing, Fábio Amorim. Somente entre sexta-feira e domingo, último fim de semana antes do Natal, o mall prevê receber 140 mil visitantes, uma média de 46,6 mil pessoas/dia. Em dias convencionais, o fluxo médio de pessoas no estabelecimento é de 30 mil.


Savassi - Na contramão, as lojas de bairro são fortemente prejudicadas pelo tempo ruim. Embora esteja confiante com o fim do ano, a presidente da Associação dos Lojistas da Savassi (Alsa), Maria Auxiliadora Teixeira, diz que as tempestades decepcionaram os lojistas da região. Especialmente porque os pontos de venda da região contam com o Natal para recuperar parte dos prejuízos acumulados com as obras de revitalização da Praça Diogo de Vasconcelos.

Desde abril, quando a reforma começou, algumas lojas viram seu faturamento reduzir pela metade. O acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que concordou em paralisar as obras até 1º de janeiro, é um alívio para os comerciantes que, em muitos casos, precisaram também demitir funcionários para se manter ativos.

Maria Auxiliadora diz que antes do agravamento das chuvas na Capital as vendas em dezembro estavam ajudando a contornar os vários meses de baixo fluxo de clientes. E, apesar da perda de ritmo observada na semana - somente na última quinta-feira o número de consumidores na região caiu em cerca de 50% por causa das chuvas, conforme a Alsa -, a expectativa é que haja um novo aquecimento no comércio a partir dessa segunda-feira.

Com isso, os empresários da Savassi não consideram a possibilidade de rever o horário de funcionamento das lojas, atualmente estendido em decorrência da aproximação do fim do ano. Nos dias de semana, os pontos de venda estão funcionando até as 21h e nos fins de semana, até as 18h.

Mas não são somente os lojistas da Savassi que torcem por uma melhora no tempo. Empresários de outras áreas da Capital também esperam dias de estiagem para alavancar as vendas.  o caso, por exemplo, do sócio-proprietário da Caetano Esportes, com unidades no hipercentro, Barroca (região Oeste), Alípio de Melo (Noroeste) e Contagem (Grande BH), Caésio de Souza.

De acordo com ele, a loja do Barroca foi a mais prejudicada pelas chuvas dos últimos dias. Isso porque as tempestades causaram estragos na avenida Amazonas, o que prejudicou um dos principais acessos ao ponto de venda. Além disso, parte do asfalto da rua da Caetano Esportes levantou, afugentando ainda mais o movimento.

Já nas outras filiais da empresa, não houve danos consideráveis e, portanto, o reflexo nas vendas foi mais tímido. Apesar disso, Souza diz que ainda é cedo para contabilizar possíveis perdas com o período. "As chuvas sempre trazem uma queda no movimento, mas acredito que isso será revertido na semana que vem", aposta. Para o Natal deste ano, a previsão da Caetano Esportes é vender entre 5% e 10% a mais do que em 2010.

Na Praça Sete Calçados, no hipercentro de BH, as chuvas também atrapalharam a melhor época para os negócios. O gerente de vendas, Manoel Reis, diz que mesmo antes das precipitações o movimento estava aquém do esperado para o mês de dezembro, cenário que foi agravado com as últimas tempestades.

Segundo ele, nesses dias, o faturamento da loja costuma cair em pelo menos 20%. Entretanto, Reis continua confiante com o Natal, período que "nunca falha". O objetivo da Praça Sete Calçados é alcançar crescimento moderado - entre 5% e 8% - em 2011 ante o último exercício.



Queda também nos supermercados



Mesmo os supermercados, destino certo para os consumidores que vão preparar a ceia de Natal, enfrentam dias menos movimentados em decorrência das chuvas. O presidente da rede Super Nosso, Euler Nejm, afirma que a empresa ainda não alcançou o pico de vendas esperado para este período do ano. Conforme ele, as comercializações em dezembro já cresceram na comparação com outros meses de 2011, mas, por enquanto, a alta está aquém do estimado.

Assim como os outros empresários consultados pela reportagem, ele acredita que esse cenário será revertido a partir de, no máximo, segunda-feira. Entretanto, o executivo pede paciência aos consumidores porque, inevitavelmente, um boom da demanda irá comprometer o atendimento da rede. Somente para o Natal, o grupo contratou 200 funcionários extras e o presidente descarta outras admissões. "Não temos mais tempo hábil para treinar novos colaboradores", justifica.

Já o Extra, com unidades no Minas Shopping (região Nordeste), Belvedere (Centro-Sul), Santa Efigênia (Leste) e Contagem (Grande BH), ainda não registrou queda no faturamento por causa do período chuvoso, conforme a assessoria de imprensa do supermercado.

E a previsão é que somente entre sexta-feira e sábado haja um salto de 100% nas vendas. Isso porque entre as 6h de sexta e a meia-noite de sábado o Extra irá promover seu primeiro "Plantão de Natal", com descontos de até 50% em todos os produtos disponíveis nas lojas. Participam da iniciativa milhares de itens das categorias de eletroeletrônicos, bazar, têxtil, brinquedos, mercearia, carnes, perecíveis e sazonais. A promoção é válida para as cerca de 300 unidades da marca no país, além da loja on-line. (RG)



Veículo: Diário do Comércio - MG


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