Redução do IPI da linha branca impulsiona vendas no Estado - RS

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Medida retomou a boa vendagem de lavadoras, refrigeradores e fogões


O alento de que precisavam os comerciantes de eletrodomésticos eclodiu na primeira semana após o governo federal anunciar o pacote de medidas que inclui a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para artigos da linha branca. No Rio Grande do Sul, já no primeiro dia após o anúncio as principais redes baixaram os preços em até 12%, dependendo do produto. A resposta dos consumidores também foi rápida: as vendas de eletrodomésticos da linha branca, que estavam em queda desde outubro, dispararam, alcançando o mesmo índice de crescimento (30%) do teto esperado para dezembro, quando as compras de Natal contribuem para aumentar os faturamentos.

Mas sem a redução do imposto, não seria possível que as comercializações do varejo da linha branca dessem este salto, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL-POA), Vilson Noer. "Mesmo sendo época de Natal, a expectativa anterior era de que estes produtos continuariam nas prateleiras, pois os preços estavam altos em comparação ao período em que se vendeu atrelado ao primeiro benefício, implementado em 2009", explica. Noer destaca a importância dos cortes no IPI para o segmento, "que já está respondendo muito bem nas vendas e deve contribuir para um melhor desempenho" do comércio de eletrodomésticos para o Natal.

O reflexo da medida foi imediato, confirma o diretor comercial da Manlec, Ubirajara Trindade. Segundo ele, bastou diminuir os encargos, que dobrou a saída dos itens. "Em outubro e novembro, estávamos registrando baixa de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mas, ao aplicarmos os descontos possíveis, aumentamos em 100% nas comercializações de fogões, geladeiras e lavadoras de roupas frente a novembro. Para este mês, projetamos alta em torno de 20% em relação a dezembro de 2010."

Nas lojas da rede Walmart onde os produtos de linha branca são vendidos, o reflexo da redução de IPI foi de crescimento em 30%, comparado ao mesmo período de 2010. Conforme o gerente comercial da empresa para a região Sul, Luciano Smaniotto, a previsão de vendas da categoria para o período era "muito mais baixa, e a redução do imposto impulsionou em muito as comercializações". Ele pontua que tanto o site de vendas como todos os hipermercados da rede no Estado baixaram os preços, "repassando a redução do imposto integralmente ao cliente".

Além do benefício, o varejo tem mantido condições de pagamento com prazos alongados para facilitar as compras, lembra Noer. "Algumas lojas permitem o parcelamento das dívidas em até 15 vezes." O incentivo que já virou motivo de comemoração entre os lojistas do segmento também está sendo brindado pela nova classe média, onde muitas pessoas ainda buscam realizar o sonho do fogão ou da geladeira nova. "Além dos clientes que estão aproveitando os preços para substituir o seu eletrodoméstico, há muitos casos de compra da primeira lavadora", cita Smaniotto. "Também percebemos que muitas pessoas querem usufruir da redução de consumo de água e luz dos novos produtos, devido à eficiência técnica", completa.


Veículo: Jornal do Comércio - RS


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