Estudo do Ibevar mostra que apenas 5% das varejistas respondem por 45% da receita
As recentes notícias de fusão, aquisições e joint-ventures do varejo brasileiro são reflexo de uma crescente concentração do setor, uma vez que quase um quarto de todo o faturamento do setor de varejo de bens é gerado pelas 100 maiores empresas do ramo, excluindo as de veículos e combustíveis, lista encabeçada pelo Grupo Pão de Açúcar, de Abilio Diniz. Essa é a conclusão de estudo elaborado pela Felisoni Consultoria, em parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar).
Segundo Claudio Felisoni,presidente do Ibevar e da consultoria, dessas 100 maiores, apenas as cinco primeiras são responsáveis por 45% de todo o faturamento do grupo, ou seja, elas levam R$ 101,3 bilhões dos R$ 225 bilhões gerados pela centena em 2010. São elas: Grupo Pão de Açúcar, Grupo Carrefour Brasil, Walmart Brasil, Lojas Americanas-LASA e Makro.
Os dados utilizados são de 2010, mas já levam em conta os anúncios de fusões e aquisições de 2011, ou seja, os dados das empresas adquiridas este ano já foram incorporados aos números de suas compradoras. Um ano antes, o ranking era o mesmo, com exceção do quinto lugar que era ocupado pela Máquina de Vendas.
Felisoni destaca que, levadas em conta as 80 maiores empresas do ranking passado e do atual, é possível ver que houve crescimento de 25% no faturamento em um ano, enquanto a média do varejo como um todo foi de 10%.
Para ele, isso mostra que está havendo um aumento forte da concentração do setor varejista, tendência que deve ser ainda mais forte em 2012. “Para ganhar mais, é preciso aumentar giro, aumentar amplitude de mercado e o jeito mais rápido de fazer isso é por meio de fusões”, explica. Com isso, empresas de médio porte acabaram absorvendo empresas que estavam fora de rankings de varejo, como é a Companhia Sulamericana de Distribuição, 91ª posição no ranking. Resultante da fusão de duas redes de supermercados de Maringá (PR), a Cidade Canção e Supermercados São Francisco tem faturamento de R$ 374,6 milhões.
Eduardo Terra, vice-presidente do Ibevar diz que na própria lista das maiores, as companhias colocadas entre o 5º e 10º lugar puxaram o crescimento do grupo. “Se o faturamento das 10 grandes aumentou 13% entre 2009 e 2010, as cinco primeiras cresceram apenas 7%, as cinco seguintes (Magazine Luiza,Máquina de Vendas, G Barbosa, Casas Pernambucanas e Drogasil/Drogaraia) é que puxaram o desempenho acima da média de mercado” afirma.
Veículo: Brasil Econômico