Gigantes do varejo perdem participação

Leia em 2min 20s

As cinco líderes tinham 47% do faturamento entre as 80 maiores em 2010, ante 56% registrados no ano anterior

As médias empresas ganharam espaço com movimentos de fusões e aquisições; Grupo Pão de Açúcar ficou em 1º

As cinco maiores varejistas do país perderam participação no ranking das maiores empresas do setor. O movimento aponta para uma menor concentração das gigantes, enquanto as menores ganharam espaço.

O faturamento dos cinco grupos líderes representou 47% do faturamento das 80 maiores em 2010, ante os 56% que tinham sido registrados no ano anterior -queda de nove pontos percentuais.

Os dados foram divulgados pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).

"As médias empresas têm feito movimentos de consolidação. Sem considerar as 10 maiores, ao menos 15 empresas entre as 70 principais passaram por algum processo de compra ou venda recentemente", afirma Eduardo Terra, vice-presidente do Ibevar.

É o caso da Drogasil e da Droga Raia, que anunciaram a união de suas operações em agosto deste ano e saltaram da 19ª e 24ª posições, respectivamente, para a 10ª.

Os dados do ranking levam em consideração informações de fusões e aquisições até novembro deste ano.

"As empresas que estavam mais abaixo se juntaram com outras e conseguiram aumento mais significativo de faturamento. Ao mesmo tempo, as líderes não fizeram fusões ou aquisições importantes", diz o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni.

O faturamento das 80 maiores empresas do varejo cresceu 25% entre 2009 e o ano passado. Já o aumento do setor como um todo foi de 10% no período. As cinco maiores tiveram elevação abaixo da média, com 7%.

Terra ressalta que a não concretização da fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour, discutida neste ano, também explica a perda de participação das grandes. "A 'fotografia' teria sido outra se o negócio tivesse saído. É uma das explicações para esse grupo [das maiores] ter encolhido."

 
AGRESSIVAS

Já o coordenador do núcleo de varejo da ESPM, Ricardo Pastore, acredita que as empresas médias estão mais agressivas. "As maiores, que em muitos casos respondem a investidores, estão focadas em margens e acabam perdendo em vendas."

As quatro primeiras colocadas em 2010 foram as mesmas do ano anterior: Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Americanas. Já a quinta posição ficou com o Makro.

A Máquina de Vendas, que tinha o quinto lugar em 2009, foi para o sétimo, com faturamento de R$ 5 bilhões -o Magazine Luiza ficou em sexto, com R$ 5,1 bilhões.

A Máquina de Vendas contesta o faturamento divulgado. Segundo ela, foram R$ 5,7 bilhões em 2010, o que lhe daria a sexta colocação.

Já o Magazine Luiza atribui a mudança da sétima para a sexta posição ao desempenho no Nordeste, ao crescimento do e-commerce e à compra das Lojas do Baú.


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Safra gaúcha de trigo, a maior do País, está sem comercialização

O Rio Grande do Sul colheu neste ano sua maior safra de trigo. De acordo com levantamento da Emater-RS, as lavouras dist...

Veja mais
Leite tem o menor custo entre as proteínas

O aumento de renda dos brasileiros permitiu boa evolução no consumo de leite nos últimos dez anos.M...

Veja mais
Shopping recua e fechará à 0h de sábado

Após a ameaça de paralisação dos funcionários às vésperas do Natal, os ...

Veja mais
Inflação geral derruba crescimento do segmento de higiene e beleza no Brasil

Habituado a crescimentos generosos, principalmente após a aceleração do consumo nas classes C e D, ...

Veja mais
Redução do IPI da linha branca impulsiona vendas no Estado - RS

Medida retomou a boa vendagem de lavadoras, refrigeradores e fogõesO alento de que precisavam os comerciantes de ...

Veja mais
Concentração no varejo será maior em 2012

Estudo do Ibevar mostra que apenas 5% das varejistas respondem por 45% da receitaAs recentes notícias de fus&atil...

Veja mais
Fusões levam farmácia para o topo do ranking

Com união de grandes drogarias,segmento saltou uma posição entre as maiores varejistasO grupo de fa...

Veja mais
Kimberly-Clark investe em fábrica no Nordeste

A fabricante americana de bens de consumo Kimberly-Clark quer quase dobrar sua participação no mercado nor...

Veja mais
Crescimento da Pague Menos é orgânico e individual, diz o dono

O dono da líder de mercado em um segmento que se consolida cada vez mais por meio de fusões e aquisi&ccedi...

Veja mais