Fim de ano impulsiona mercado de flores

Leia em 2min

Aumento nas vendas do segmento se deve, também, ao acréscimo de pontos de venda no país.



Dezembro, comparado aos demais meses, mostra crescimento médio de 15% na comercialização de flores. As brancas e vermelhas são as mais procuradas da época. Rosas, violetas, orquídeas, cravos, lírios, azaleias, begônias e gérberas estão entre as preferidas para os arranjos de Natal e Ano Novo.

Além do tradicional crescimento do mês, o ano de 2011 marcou um aumento de 8,3% na comparação com o mesmo período de 2010. De janeiro a novembro do ano passado foram comercializadas 23,5 mil toneladas de flores de corte e vaso. Neste ano, o número subiu para mais de 47 mil toneladas. O economista da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Flávio Godas, explica que o aumento no consumo se deve, principalmente, ao acréscimo de pontos de venda no país. "Cresceram o número de supermercados, feiras e lojas especializadas que comercializam flores", afirma.

Apesar disso, o setor ainda tem muito a crescer. "O consumo brasileiro de flores é baixo quando comparado a outros países. Temos um consumo de US$ 7 per capita, enquanto alguns países da Europa chegam a alcançar US$ 100", declara Godas. No entanto, "o maior investimento por parte do produtor, maior número de variedades, a maior concorrência e conseqüente queda nos preços contribuem para que o setor continue em crescimento", pondera.

A Ceagesp, vinculada ao Ministério da Agricultura, possui a maior feira de flores do país e uma das maiores do mundo. No Natal e Ano Novo, as flores mais utilizadas são encontradas em preços variados. O vaso da azaléia custa entre R$ 3 e R$ 6; o bico-de-papagaio de R$ 5 a R$ 6; o lírio de R$ 14 a R$ 16 a dúzia; rosas custam de R$ 6 a R$ 15, dependendo da variedade. A flor que apresenta maior variação de preço é a orquídea com o valor variando entre R$ 15 e R$ 100 o vaso; e entre R$ 1 e R$ 5 no caso da flor de corte.

Localizada na cidade de São Paulo, em uma área de mais de 20 mil m2, a feira de flores da Ceagesp comercializa para praticamente todo o país. Mensalmente, passam pela feira cerca de 4 mil toneladas de flores de corte e de vaso. O mercado abrange ainda comerciantes de plantas, grama, mudas, vasos, acessórios e artesanato e gera uma receita mensal de R$ 20 milhões.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Marfrig contrata Jamie Oliver

O Marfrig, do empresário Marcos Molina, acaba de fechar um contrato com  o badalado chefe de cozinha brit&ac...

Veja mais
Yoki estima crescimento

A Yoki Alimentos prevê para este Natal e ano novo um crescimento de 10% em relação à mesma &e...

Veja mais
Moda íntima é a base dos negócios em Juruaia

Poucos sabem, mas em Minas Gerais existe uma cidade de sucesso no empreendedorismo feminino. No Sul do Estado, aproximad...

Veja mais
Safra gaúcha de trigo, a maior do País, está sem comercialização

O Rio Grande do Sul colheu neste ano sua maior safra de trigo. De acordo com levantamento da Emater-RS, as lavouras dist...

Veja mais
Leite tem o menor custo entre as proteínas

O aumento de renda dos brasileiros permitiu boa evolução no consumo de leite nos últimos dez anos.M...

Veja mais
Shopping recua e fechará à 0h de sábado

Após a ameaça de paralisação dos funcionários às vésperas do Natal, os ...

Veja mais
Gigantes do varejo perdem participação

As cinco líderes tinham 47% do faturamento entre as 80 maiores em 2010, ante 56% registrados no ano anteriorAs m&...

Veja mais
Inflação geral derruba crescimento do segmento de higiene e beleza no Brasil

Habituado a crescimentos generosos, principalmente após a aceleração do consumo nas classes C e D, ...

Veja mais
Redução do IPI da linha branca impulsiona vendas no Estado - RS

Medida retomou a boa vendagem de lavadoras, refrigeradores e fogõesO alento de que precisavam os comerciantes de ...

Veja mais