O granizo que atingiu a região da Serra catarinense em dezembro e voltou a causar prejuízos no começo deste mês fez a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) projetar para 2012 uma safra 5% inferior à do ano passado. Segundo o presidente da entidade, Pierre Pérès, a região de São Joaquim foi a mais atingida pelo gelo e deve sofrer com queda de produtividade e qualidade da fruta.
Em 2011, a região já havia sofrido o impacto do granizo na perda de volumes e qualidade das frutas. Segundo dados da ABPM, foram colhidas cerca de 1,250 milhão de toneladas na safra passada, um volume reduzido em relação ao período anterior, quando foram produzidas 1,273 milhão de toneladas.
Além das perdas com o volume, os estragos costumam afetar a qualidade da fruta, forçando a venda para a industrialização. Apesar do granizo, o desenvolvimento geral da maçã foi bom no período. Segundo Pérès, as frutas sofreram pouco efeito de doenças e pragas.
De acordo com o presidente, São Joaquim teve 45% da área plantada afetada pelo granizo. A região é um dos três principais polos produtores no país. A colheita na região deve se iniciar em três semanas.
Na Cooperativa Agrícola Sanjo, de São Joaquim, 50% da área dos produtores foi afetada de alguma forma pelo granizo, em diferentes intensidades. Segundo Fausto Eto, técnico da Sanjo, há uma estimativa inicial de 20% de perdas no valor econômico das frutas. A expectativa da cooperativa era colher 42 mil toneladas da fruta em 2012.
Com o granizo, a Sanjo trabalha agora com a expectativa de colher 39 mil toneladas de maçã. A cooperativa reúne 80 produtores na região de São Joaquim, Bom Jardim e Urubici, na Serra catarinense.
A Cooperativa Regional Agropecuária Serrana (Cooperserra), que reúne cerca de 110 produtores na região de São Joaquim, projeta perdas entre 25% a 30% na produção de maçã na safra de 2012. De acordo com Evandro Melo, do Departamento Técnico da cooperativa, o volume esperado era em torno de 20 mil toneladas para o período de 2011/2012. Segundo Melo, mais de 50% dos pomares foram atingidos por granizo, sendo que a cooperativa hoje conta com uma área plantada de aproximadamente 400 hectares.
Veículo: Valor Econômico