Inflação aumentou 5,02% em 2011 nos supermercados

Leia em 2min

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS) apresentou elevação de 1,34% em dezembro ante novembro e 5,02% em 2011, segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas/Fipe). Em novembro, a variação foi de 0,36%. Segundo a Apas, o aumento já era esperado, por conta da alta de demanda provocada pelas festas de fim de ano. Em dezembro de 2010 o IPS havia apresentado alta de 0,77%.
 
A evolução dos preços ao longo de 2011 nos supermercados apresentou desaceleração quando comparado a 2010. Para 2012 a tendência é manter o mesmo ritmo principalmente no que diz respeito às bebidas. Já alimentos devem apresentar desaceleração.
 
"Mesmo diante da elevação de 5% nos últimos 12 meses, o indicador aponta evolução favorável em relação a 2010; quando comparado com os demais indicadores de preços da economia, se mantém como destaque positivo", diz, em nota, o diretor do departamento de Economia da Apas, Martinho Paiva Moreira.
 
Em 2011, as categorias que mais influenciaram a elevação dos preços nos supermercados foram as bebidas alcoólicas (11,81%), as bebidas não-alcoólicas (9,45%) e os produtos industrializados (6,39%). Os preços dos semielaborados (carnes, cereais e leite) apontaram elevação de 2,43% em dezembro em decorrência, principalmente, do aumento de preços de carnes bovinas (3,92%), cereais (3,91%) e carne suína (3,54%). No acumulado de 2011 a elevação nos preços é de 0,39%.
 
Os cereais subiram 3,91% em dezembro em relação a novembro. A alta está relacionada a estiagem na região sul do País, que prejudica o cultivo de milho e arroz, principalmente, ocasionando pressão sobre os preços.
 
Os preços dos alimentos industrializados apresentaram elevação de 1,02% em dezembro. Os maiores impactos da categoria foram em derivados de leite (1,07%) e panificados (1,16%) e derivados de carnes (1,11%). Ao longo de 2011 houve aumento de 6,39% nos preços dos produtos industrializados.
 
Os preços dos produtos hortifrutigranjeiros (in natura) apresentaram aumento de 1,06% em dezembro, com destaque para elevação nos preços de verduras (2,42%), tubérculos (1,58%) e frutas (1,07%). Em 2011 a alta foi de 2,93%.
 
Os preços dos produtos de limpeza subiram 1,15%, impactados pela elevação no preço do sabão em barra (2,15%), do sabão em pó (0,91%) e detergente (1,33%). No ano o aumento foi de 8,47%. Os artigos de higiene e beleza apontaram alta de 0,99% impactados pela elevação do preço do sabonete (5,01%) e da escova dental (4,88%). Ao longo de 2011 o aumento foi de 5,11%.


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Seven Boys prevê vendas 40% maiores no verão

Durante as férias de verão ninguém quer perder tempo na cozinha. Aproveitando a onda de lanches r&a...

Veja mais
Guarani lança novas embalagens

A Guarani lança novas embalagens de açúcar refinado (1 e 5kg) e açúcar cristal (1, 2 ...

Veja mais
BTG afirma que não fará oferta hostil por Hypermarcas

O Banco BTG Pactual divulgou comunicado esclarecendo, a respeito de notícias acerca de uma possível partic...

Veja mais
Guerra de cremes dentais eleva vendas

A venda de cremes dentais rompeu a estagnação e cresceu 2,9% em volume e 1,7% em valor em 2011, segundo da...

Veja mais
BTG compra papéis da Hypermarcas na bolsa

Hypermarcas e BTG Pactual não confirmam, mas as cotações da companhia de consumo continuam a reagir...

Veja mais
Granizo prejudica produção de maçã em SC

O granizo que atingiu a região da Serra catarinense em dezembro e voltou a causar prejuízos no começ...

Veja mais
Na Lenovo, plano é ir além do computador

Depois de telefones e tablets, companhia chinesa ingressa na disputa pelo mercado de TVs   O chinês Yang Y...

Veja mais
BTG faz oferta hostil de R$ 1 bi para participar do controle da Hypermarcas

Bolsa. Fundos do banco estariam comprando ações da empresa no mercado, o que fez volume de aç&otild...

Veja mais
Preço do feijão no campo já subiu 15% em uma semana

Elevação da cotação reflete perdas da safra, provocada pela estiagem, e deve ter impacto na ...

Veja mais