Durante as férias de verão ninguém quer perder tempo na cozinha. Aproveitando a onda de lanches rápidos as indústrias do setor de alimentação investem em marketing e reforçam as equipes de venda nas cidades de veraneio. A mineira Seven Boys, sediada no bairro Ressaca, região Noroeste de Belo Horizonte, é um bom exemplo disso. A empresa prevê aumento de 40% nos negócios em relação à média de vendas/mês.
Segundo a gerente de Marketing e Produtos da Seven Boys, Lisiane Cohen, a preparação da empresa para o verão começa meses antes. "Em outubro, começamos a organizar nossas ações; em novembro, efetuamos as contratações e treinamento; e, no dia 26 de dezembro, deflagramos o planejamento com investimento em marketing e promoções, além do fortalecimento das equipes de venda", explica.
As ações da Seven Boys se concentram nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que são atendidos pela unidade fabril de Porto Alegre. "Enquanto as vendas no litoral aumentam, observamos uma pequena retração no mercado mineiro, que fica entre 5% e 10%. Em 2012, em virtude das chuvas, podemos ter um resultado um pouco pior", comenta a gerente. O baixo desempenho da matriz se explica pelo fato de a empresa não atender os mercados fluminense e capixaba, destino principal dos mineiros durante as férias.
Líder de mercado no segmento de pães industrializados, a Seven Boys apresentou crescimento de 10% em Minas Gerais. Segundo a gerente, o foco nos produtos integrais e o lançamento da Linha Premium em 2011 ajudam a explicar os bons resultados da empresa. "Estamos satisfeitos com os resultados e com a manutenção do nosso share de cerca de 30%, principalmente diante da entrada de novos e fortes players no mercado. Para 2012, a expectativa é mantermos um crescimento acima da média do mercado, mesmo que pouco menor que o do ano passado", adianta Lisiane Cohen.
Mesmo comemorando bons resultados, a empresa também se ressentiu da dificuldade de contratar e reter mão de obra qualificada. "Não diferentemente das outras empresas, enfrentamos dificuldades com a mão de obra. Para o lançamento da Linha Premium fizemos 80 contratações e não foi fácil montar essa equipe. A solução é sempre investir em treinamento e em equipamentos. A fábrica de Belo Horizonte passou por um processo de automatização nesse período."
Além das unidades fabris em Belo Horizonte e Porto Alegre, a empresa tem 14 filiais espalhadas pelas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e emprega cerca de 1.700 colaboradores. Mais de 50% dos empregados fazem parte da força de venda. Para a gerente, a empresa, que abriu a última filial em 2011, na cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, os planos da Seven Boys estão focados no fortalecimento das unidades já existentes. "Já estamos preparando novos lançamentos para 2012, mas ainda não posso revelar quais são. Trabalhamos sempre com pesquisas e estamos antenados às demandas e necessidades dos nossos consumidores", completa.
Veículo: Diário do Comércio - MG