Para os cotonicultores mato-grossenses, a primeira semana de janeiro foi marcada pelo avanço do plantio de algodão, com o encerramento da primeira safra, e o início do plantio do algodão segunda safra. A área plantada, até o dia 5 deste mês, chegou a 57% da área total. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Com a previsão de chuvas regulares entre até o dia 20 nos principais municípios produtores, a estimativa é de que até no final do mês, 90% da área total de algodão seja plantada, de acordo com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) em dezembro do ano passado. Isto, se o intervalo de chuvas para entrada de máquinas no campo for favorável.
A estimativa atual do volume de chuva é adequada para o período e o produtor não deve temer a estiagem no período de crescimento das plantas.
Quanto à comercialização, o mercado segue com certa calmaria e pequenas variações positivas no preço devido ao início lento das atividades nas indústrias têxteis.
Veículo: DCI