O diretor de Marketing e Vendas do Magazine Luiza, Frederico Trajano, disse ontem que as boas vendas da rede em janeiro trouxeram uma percepção à empresa de que 2012 será um período aquecido para o setor. "Janeiro me surpreendeu positivamente e me fez mais otimista para o ano. A Liquidação Fantástica, realizada simultaneamente no último dia 6 e estendida no fim de semana, foi um sucesso, independentemente das expectativas", declarou o executivo durante entrevista coletiva. Trajano, no entanto, preferiu não citar números nem projeções para este ano.
Ontem, a companhia lançou para o público o Magazine Você, iniciativa que permite ao usuário de redes sociais "abrir" uma loja no Orkut e/ou Facebook com até 60 itens do comércio eletrônico da rede varejista.
O projeto havia sido lançado em 22 de agosto do ano passado, mas somente para familiares de funcionários. "A extensão para todo o público seria feita em março, mas como vimos que a plataforma estava estável e o piloto foi bem-sucedido resolvemos antecipar", contou Trajano.
No lançamento do projeto-piloto, a empresa tinha estipulado a meta de mil lojas abertas no fim de março, mas o número foi alcançado neste mês. Das mil lojas, 708 estão no Facebook e 450, no Orkut. A taxa de conversão (número de visitas que viram compras efetivas) é 50% maior do que a do site de comércio eletrônico do grupo. "Essa taxa sempre vai ser maior do que a da nossa loja, já que o divulgador escolhe produtos específicos para os amigos e o 'boca a boca' é sempre a melhor propaganda", ressaltou o diretor, informando que a rede já prepara o projeto para quando o Google Plus, do Google, chegar ao Brasil.
Investimentos – Embora não dê valores de investimentos, o Magazine Luiza informa que eles serão feitos, basicamente, em tecnologia. "O marketing é feito pelos divulgadores, donos das lojas. Desse jeito, otimizaremos nossos investimentos nessa área", disse. Dependendo da quantidade de amigos-fãs, comentários, sugestões, o Magazine Luiza classifica as lojas e as destaca no site de comércio eletrônico. "Queremos pessoas que escrevam resenhas relevantes, que tenham uma quantidade grande de amigos, que gerem elogios, comentários. Avaliamos não só o desempenho das vendas", ressaltou Trajano.
Os preços dos itens das lojas nas redes sociais são os mesmos do site do Magazine, mas o executivo não descarta realizar promoções especiais para as redes sociais. As comissões variam de um percentual de 2,5% a 4,5%, comparáveis aos programas de filiados de outras redes virtuais, como Submarino e Google. A taxa varia por categoria de produtos, em sua maioria na proporção de margens (móveis podem ser maiores e eletrônicos menores, por exemplo), mas as comissões podem ser beneficiadas pela negociação da rede com o fornecedor.
"É um canal novo, complementar ao nosso site. Não canibaliza os canais e traz novos clientes", explicou o diretor de Marketing e Vendas Atualmente, a equipe de profissionais que cuida do "Magazine Você" está na estrutura da rede de Pesquisa & Desenvolvimento, com uma espécie de equipe de "incubação". Porém, à medida que o projeto for evoluindo, pode ganhar uma estrutura própria.
Veículo: Diário do Comércio - SP