São Paulo - Os supermercados localizados na região metropolitana do Rio de Janeiro foram destaque em vendas no país no ano passado na comparação com 2010. De acordo com o Índice Nacional de Volume, levantamento da Nielsen, realizado a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas desses estabelecimentos dessa região cresceram 7,9% em 2011 na comparação com 2010. Em 2010 ante 2011, esse porcentual ficou em 4,1%.
"Por conta dos investimentos para os próximos eventos esportivos no país, como a Copa do Mundo de Futebol, a região tem recebido muitos investimentos. Esse movimento é convertido em maior renda para a população e, conseqüentemente, aumenta o consumo", explicou o presidente da Abras, Sussumu Honda, em coletiva de imprensa ontem.
Na seqüência da análise por região do país ficaram Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, com crescimento de 3,5%; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com avanço de 3,4%; Ceará até Bahia, com 2,5%; Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 1,7% e Grande São Paulo, com 0,5%.
A região que engloba o interior de São Paulo e litoral foi a única que registrou queda de vendas (-1,8%). "Nessa localidade há a presença de indústrias que atuam em setores ligados à exportação e, como sabemos, foi um dos que foram prejudicados no ano passado. O fato tem impacto negativo na renda e, conseqüentemente, no consumo", explicou Honda.
Já na análise por formatos, os supermercados maiores, com mais de 20 caixas (check-outs), foram os que mais cresceram, com avanço nas vendas de 2,7% no ano passado; seguidos dos pequenos, com um a quatro caixas (check-outs), com avanço de 2,5%. "As grandes lojas estão em processo de recuperação, com mudança de distribuição dos produtos (layouts) para destacar produtos de maior valor agregado", disse o presidente da Abras. Os estabelecimentos com cinco a nove caixas e os de 10 a 19 caixas tiveram crescimento nas vendas, em volume, de 1,1% e 0,9%, respectivamente. (AE)
Veículo: Diário do Comércio - MG