Azeites já têm padrão oficial de classificação

Leia em 2min

O regulamento técnico harmoniza os conceitos e define a terminologia


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou ontem a Instrução Normativa nº 1, que define padrões oficiais de classificação do azeite de oliva e do óleo do bagaço de oliva. A primeira legislação nacional sobre o tema aborda os requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a rotulagem. De acordo com o coordenador de Qualidade Vegetal do Mapa, Fábio Fernandes, a elaboração do regulamento técnico teve início a partir da percepção de que havia demanda para a padronização desses produtos desde 2008.

O azeite e o óleo de bagaço de oliva serão classificados com base em parâmetros como matéria-prima, processos de obtenção, percentual de acidez e tecnologia aplicada para extração, podendo ser enquadrados nos grupos azeite de oliva virgem, azeite de oliva, azeite de oliva refinado, óleo de bagaço de oliva e óleo de bagaço de oliva refinado. Além disso, também serão especificados por tipo, como azeite de oliva extra virgem, virgem e lampante, sendo este de qualidade inferior, com destinação não permitida diretamente para alimentação humana.

Fernandes ressalta que os laboratórios credenciados pelo Mapa passaram por um processo de adequação e estão preparados para atender às exigências do novo regulamento. No processo de importação, caberá aos fiscais verificar os parâmetros de qualidade do produto, com a conferência do que está especificado no padrão vigente. Caso o azeite de oliva ou óleo de bagaço de oliva não cumpra os limites estabelecidos na legislação, serão solicitados testes mais aprofundados para indicar a identificação correta.

"A legislação irá proporcionar ao consumidor a informação correta sobre a qualidade dos produtos, pois harmoniza os conceitos e fixa terminologias", enfatiza o coordenador. Além disso, o novo padrão contribui para o desenvolvimento do setor, evitando fraudes ou a publicação de dados incorretos nas embalagens. A indústria e as importadoras de azeite de oliva e óleos de bagaço de oliva terão 180 dias para se adequarem ao regulamento técnico, a partir da data de publicação.

Os produtos - Azeite é o produto obtido somente do fruto da oliveira, excluído todo e qualquer óleo obtido pelo uso de solventes, por processo de reesterificação ou pela mistura com outros óleos, independentemente de suas proporções. Óleo de bagaço de oliva é o produto obtido do bagaço do fruto da oliveira tratado fisicamente ou com solvente, excluído também todo e qualquer óleo obtido por outros processos. As informações são do Mapa.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Preço do etanol recua nos postos de 16 estados

Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros recuaram em 16 estados e no Distrito Federal e su...

Veja mais
Alegria de foliões alavanca vendas para o carnaval

Comerciantes já registram um aumento na procura por fantasias e máscaras de carnaval na região cent...

Veja mais
Restrição de caminhões preocupa comércio

A restrição do tráfego de caminhões na marginal Tietê em determinados horários ...

Veja mais
Feijoada chinesa

Que heresia. A nossa feijoada, preferencia nacional tem sido preparada com feijão chinês. Gente do setor es...

Veja mais
Uso do cheque garante desconto ao consumidor

Consumidor consegue barganhar mais quando paga com cheque, já que o comerciante economiza com taxas O estí...

Veja mais
Banana Boat adapta produto ao gosto do brasileiro

Há apenas dois anos e meio no Brasil, a marca de protetor solar Banana Boat acredita que descobriu o caminho das ...

Veja mais
Consumo de esmalte pisa no freio em 2011

Depois de dois anos de euforia, a demanda por esmaltes contrariou as expectativas da indústria em 2011 e praticam...

Veja mais
Fim da barreira ao coco seco importado

As medidas de defesa comercial adotadas pelo governo brasileiro que desde 2002 limitam as quantidades de coco seco que p...

Veja mais
Fibria ajusta investimentos e espera melhoria de preços

A Fibria, maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto, manteve a estratégia de disciplina finance...

Veja mais