Alegria de foliões alavanca vendas para o carnaval

Leia em 2min 50s

Comerciantes já registram um aumento na procura por fantasias e máscaras de carnaval na região central da Capital paulista. Na Ladeira Porto Geral, que concentra a maioria das lojas especializadas nesse tipo de comércio na cidade, a movimentação já era grande na última semana, conforme verificou o Diário do Comércio. Para atrair os consumidores, os comerciantes oferecem as mais diversas opções, espalhadas por todas as partes, incluindo o teto das lojas. Máscaras, imitações de animais e personagens são vendidos para ornamentar as paredes dos salões onde acontecerão os bailes e matinês. As crianças também ganham bastante espaço na folia, com fantasias, principalmente, de personagens de desenhos animados e histórias em quadrinhos.

É nesse clima que Pierre Sfeir, proprietário da loja Festas & Fantasias, na Ladeira Porto Geral, faz previsões bastante otimistas. Segundo ele, foram ampliados os investimentos para este carnaval e o retorno não deve deixar por menos. "A expectativa é de aumento de 18% a 20%. Nesta semana está sendo dado o sinal verde para as vendas."

O otimismo acompanha, segundo ele, o bom movimento registrado no Natal e no ano-novo. Sfeir, no entanto, faz ressalvas quanto às mudanças de tempo na Capital. "O único inimigo é a chuva. Se der sol, será o melhor carnaval dos últimos tempos com certeza". Segundo o empresário, a partir da próxima sexta-feira começam a aumentar as vendas para o consumidor final. Até lá, a maioria das compras são feitas por outros comerciantes, na tentativa de abastecer seus estoques. "Já vendemos bastante para escolas de samba e para clubes também", diz Sfeir.

As vendas virtuais de máscaras e fantasias também parecem ser promissoras. Viviane Saladino, gerente da Loja do Prazer, acredita que o carnaval deste ano seja até 10% mais positivo que o de 2011. "Temos nos baseado na margem de crescimento natural registrada pela empresa todos os anos", conta ela.

Mas nem todos os comerciantes estão assim tão empolgados com a chegada dos desfiles de escolas de samba, blocos de rua e festas de salão. A expectativa de Sfeir e Viviane por boas vendas contrastam com a realidade vivida até agora pela Porto das Festas e Fantasias, também localizada na Ladeira Porto Geral. Marcio Santos, gerente da loja, espera, no máximo, igualar as vendas do ano passado. "O pessoal está com medo da crise econômica lá fora. Já era para estar tudo cheio aqui", diz.

Sem preferência – Ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, quando algumas personalidades ganharam destaque e se tornaram os alvos principais dos foliões, neste carnaval não deve haver uma unanimidade. O presidente norte-americano Barack Obama, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a atual mandatária brasileira Dilma Rousseff já foram sucesso de vendas para a festa nos últimos anos. Mas isso é coisa de outros carnavais, conforme Sfeir. O empresário afirma que para este ano não há um destaque individual. Segundo ele, isso ocorre porque "não tivemos escândalos", mesmo com todo rebuliço ministerial ocorrido em 2011.

Para Santos, da loja Porto das Festas e Fantasias, os destaques ficam com as fantasias infantis. "Sai bastante Super-Homem, Homem-Aranha, Batman e os personagens (do desenho animado) Ben 10".

A gerente da Loja do Prazer, Viviane Saladino, também não vê uma personalidade que mereça destaque neste ano. "Nossas vendas online têm registrado uma boa procura de fantasias de coelhinhas", comenta.


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Restrição de caminhões preocupa comércio

A restrição do tráfego de caminhões na marginal Tietê em determinados horários ...

Veja mais
Feijoada chinesa

Que heresia. A nossa feijoada, preferencia nacional tem sido preparada com feijão chinês. Gente do setor es...

Veja mais
Uso do cheque garante desconto ao consumidor

Consumidor consegue barganhar mais quando paga com cheque, já que o comerciante economiza com taxas O estí...

Veja mais
Banana Boat adapta produto ao gosto do brasileiro

Há apenas dois anos e meio no Brasil, a marca de protetor solar Banana Boat acredita que descobriu o caminho das ...

Veja mais
Consumo de esmalte pisa no freio em 2011

Depois de dois anos de euforia, a demanda por esmaltes contrariou as expectativas da indústria em 2011 e praticam...

Veja mais
Fim da barreira ao coco seco importado

As medidas de defesa comercial adotadas pelo governo brasileiro que desde 2002 limitam as quantidades de coco seco que p...

Veja mais
Fibria ajusta investimentos e espera melhoria de preços

A Fibria, maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto, manteve a estratégia de disciplina finance...

Veja mais
Unilever sente impacto de cenário emergente

A Unilever, fabricante dos sabonetes Dove e do sorvete Magnum, anunciou lucro antes dos impostos de € 6,25 bilh&oti...

Veja mais
Ano de preços mais baixos para o açúcar

Diante da falta de definições sobre o tamanho da safra no Brasil e em outros países produtores de a...

Veja mais