"Super Mario" é incapaz de enfrentar os "Angry Birds". Os executivos da Nintendo têm visto, alarmados, os consumidores desembolsarem alguns punhados de dólares na compra de aplicativos como o Birds para seus smartphones ou tablets - em vez de gastar centenas de dólares para comprar os aparelhos portáteis 3DS, consoles Wii e jogos como o "Mario Kart 7", da companhia. Em 26 de janeiro, a Nintendo deixou nervosos os investidores, ao elevar de US$ 260 milhões para US$ 838 milhões seu prejuízo líquido projetado para o ano fiscal que termina em março, fazendo deste ano o seu pior em três décadas, desde que começou a produzir jogos.
O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, diz que as dificuldades são temporárias, apesar de dois anos de queda nas vendas da empresa de Kyoto. O Wii U, que deverá estar à venda em tempo para as festas de fim de ano de 2012, dissipará as preocupações com que os consoles focados em jogos estão condenados, diz ele.
O elemento central do novo sistema é um controle com uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, ou seja, aproximadamente o tamanho de um tablet, que permite aos usuários se conectarem sem fio ao console e alternar a exibição de conteúdo entre uma televisão de tela grande e a pequena tela do aparelho. Um jogador pode usar o controle para mudar ângulos de câmera durante um jogo, mudar a iluminação e jogar a imagem da TV na tela sensível ao toque, caso alguém queira assistir televisão. Juntamente a uma série de novos títulos de jogos para o 3DS, o Wii U poderá "liquidar as suposições segundo as quais os aparelhos dedicados a jogos estão chegando ao fim", disse Iwata em uma conferência telefônica com investidores.
Até agora, os números têm contado outra história. As vendas de software e equipamentos para videogames nos EUA caíram 5% no ano passado, de acordo com o NPD Group, uma empresa de pesquisa de mercado. A Nintendo, sofrendo as agruras inerentes a um console com seis anos de idade que não oferece jogos com imagens de alta definição, arcou com o maior impacto do declínio. As vendas reunidas do PlayStation 3, da Sony, e do Xbox 360, da Microsoft, cresceram 5% em 2011. A fragmentação do mercado prejudicou a capacidade da Nintendo de atrair desenvolvedores de jogos, admite Iwata.
Para neutralizar a concorrência dos dispositivos móveis, bem como de jogos disputados no Facebook, a Sony e a Microsoft estão comercializando suas máquinas como dispositivos multifuncionais úteis para baixar filmes e música, além de usar para jogos. Em vista do impulso de vendas de seus consoles, essas empresas estão atraindo mais fabricantes de jogos. "Está claro que o público do Wii está, pouco a pouco, migrando para consoles de alta definição ou jogos sociais, embora esteja igualmente claro que as vendas de jogos para telefones celulares estão canibalizando as vendas de jogos para aparelhos portáteis", diz Michael Pachter, analista da Wedbush Securities.
Iwata diz que o Wii U será equipado com tecnologias como leitor de cartão de crédito sem fio, o que facilitará realizar compras on-line, bem como baixar níveis mais avançados de jogos. Ainda assim, a Nintendo poderá ter dificuldades para repetir o sucesso do Wii. Com telas sensíveis ao toque em toda parte - de computadores a leitores de livros eletrônicos - o controle do Wii U poderá não gerar a mesma onda de entusiasmo que o revolucionário controlador de movimento, diz Pachter.
A Nintendo também enfrenta um desafio a seu predomínio em consoles de jogo portáteis com o lançamento do PlayStation Vita, em 22 de fevereiro, nos EUA. O novo console da Sony tem uma tela Oled - sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz - de 5 polegadas, sensível ao toque, um poderoso processador de imagens, GPS incorporado, Wi-Fi e 3G.
O iene forte não tem ajudado a empresa japonesa. Os EUA e a Europa respondem por quase 74% das vendas, o que dificulta obter um lucro sem aumentar os preços. A empresa agravou suas dificuldades ao frear o lançamento do 3DS no ano passado. Problemas de produção atrasaram o lançamento de novas versões de jogos populares que poderiam ter atraído mais clientes para experimentar brincar com jogos em três dimensões. Em agosto, a Nintendo baixou em até 40% os preços do 3DS para estimular as vendas. Iwata qualifica isso de "lição amarga". A empresa "concluirá o desenvolvimento de todo o sistema e preparará software suficiente para que a Wii U esteja em seu auge no momento do lançamento", disse ele.
É difícil prever se a Nintendo conseguirá retomar seu posicionamento, diz Melissa Otto, diretora de patrimônio ativo na TIAA-CREF, gestora ativa de contas de aposentadoria de ex-funcionários de instituições sem fins lucrativos investidas em ações. As ações da companhia caíram tanto que estão se aproximando do valor patrimonial da empresa, diz ela. "Eles têm um histórico fantástico", diz Melissa. "Eles têm uma marca maravilhosa. Mas a questão é: Será que agora o consumidor está se importando com isso?"
Veículo: Valor Econômico