Alguns sites brasileiros de comércio eletrônico passaram a oferecer nos últimos anos serviços de entrega no mesmo dia da compra. O Submarino, as livrarias Saraiva e Cultura, o supermercado Extra e a drogaria Onofre são alguns exemplos. A longa extensão do Brasil faz com que esse serviço seja quase sempre oferecido somente em São Paulo, sendo eventualmente estendido para outros capitais das regiões Sul e Sudeste. As encomendas precisam ser feitas até as primeiras horas da tarde.
No caso da drogaria Onofre, os pedidos já são normalmente entregues em curto prazo e, portanto, não se paga a mais por isso. O site da varejista farmacêutica promete entrega em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vitória em até quatro horas. Os pedidos precisam ser feitos entre 8h e 22h, de segunda a sábado.
A "entrega expressa" da Saraiva é oferecida há dois anos e meio, mas poucos consumidores optam por esse serviço. O valor do frete varia de acordo com a região e, em geral, é mais caro do que a entrega normal. O serviço exige recursos e processos exclusivos, desde a retirada do produto no estoque até a entrega ao cliente.
O Extra entrega celulares e produtos de informática no mesmo dia, com frete fixo de R$ 30, em São Paulo. A "entrega extra rápida", lançada no fim de 2011, vai incluir outras categorias até o fim do mês.
Segundo levantamento do projeto E-commerce Brasil com cerca de mil varejistas brasileiros, 17,4% dos sites prometem prazo de entrega de um dia. A maioria (43,5%) oferece até três dias, e 13% se comprometem a entregar em até cinco dias.
Veículo: Valor Econômico