Páscoa promete adoçar lucros do setor

Leia em 1min 40s

O mês de abril promete ser doce para os fabricantes de chocolate e para o comércio. De olho no crescimento do consumo proporcionado pelo aumento do poder aquisitivo da população, o segmento criou cerca de 20 mil vagas distribuídas entre produção, comercialização e divulgação em todo o País.
 


Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), não há previsões para este ano, mas no ano passado as empresas associadas a ela fabricaram 18 milhões de toneladas, 7% mais que em 2010.


 
Seu presidente, Getúlio Ursulino Netto, ressaltou que o segmento está bastante otimista neste ano. Segundo ele, a produção total de chocolates no País, sem incluir achocolatados, totalizou 390 mil toneladas em 2011, 11% maior do que em 2010. Ele espera que o resultado seja ainda melhor neste ano em que o Brasil atingiu o quarto lugar no ranking mundial de consumo de chocolates. A razão foi a entrada no mercado da classe C. A média de consumo per capita brasileira é de 2,2 kg por ano, total considerado baixo apesar do aumento de 39% nos últimos cinco anos. Nos Estados Unidos, primeiro no ranking, o consumo é o dobro do Brasil.


 
O presidente da Abicab ressaltou, também, a importância da criação de produtos diferenciados para públicos específicos. Segundo ele, a produção de chocolates diet representa apenas 1% a 2% do total fabricado no Brasil e que existe espaço para a criação de novas linhas para este e outros públicos com necessidades diferenciadas. A expectativa é 90 lançamentos de linhas de produtos para este ano.


 
Estratégias – Para conquistar a nova classe média, os fabricantes apostam na criação de linhas diferenciadas, sem abandonar seu principal público-alvo. Este é o caso da Kopenhagen, que pretende inaugurar cem lojas de sua divisão batizada Brasil Cacau em todo o País. Ela é a grande aposta do grupo para este ano, segundo Renata Moraes Vichi, vice-presidente executiva do grupo CRM que engloba as duas empresas.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Maracujá gera lucro em Minas

Indústrias, consumidor final e tecnologia garantem bons preços e alta rentabilidade.   A produ&cced...

Veja mais
Indústria lança 90 produtos neste ano

As indústrias filiadas à Abicab vão lançar 90 produtos nesta Páscoa. Uma das novidade...

Veja mais
Fábricas e lojas geram 20 mil empregos temporários

Principal data para a indústria chocolateira, a Páscoa é responsável pela contrataç&a...

Veja mais
Ovos de Páscoa ficam 4% mais caros neste ano

Os preços dos ovos de Páscoa vão pesar menos no bolso dos consumidores neste ano. As indústr...

Veja mais
Becel dá aos consumidores experiências de bem estar

Quem adquirir produtos da marca da Unilever ganhará cupons para trocar por aulas de yoga, pilates ou passes livre...

Veja mais
Nestlé corre para comprar unidade de nutrição infantil da Pfizer

Os dois grupos europeus surgiram claramente na primeira fila no leilão depois de submeter propostas na primeira r...

Veja mais
O que muda com o novo aviso prévio?

Saiba como sua empresa deve agir em relação ao aviso prévio proporcional   Desde o final do ...

Veja mais
Itaú faz oferta de R$ 12 bi para tirar Redecard da bolsa

Principal acionista da credenciadora de cartões está disposto a pagar R$ 35 por ação a minor...

Veja mais
Brasil lidera plantio de transgênicos entre países em desenvolvimento

Pela primeira vez, agricultores de países em desenvolvimento plantarão no ano mais sementes transgên...

Veja mais