Mundo Verde acelera rede de restaurante

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Inspirados em operações de sucesso no mundo, como a londrina Pret A Manger que tem mais de 300 lojas nos Estados Unidos e Europa, o grupo Mundo Verde lançou no Rio sua rede de restaurantes de alimentação natural: a Verdano. O grupo, que pertence ao private equity Axxon desde 2009, investirá R$ 10 milhões no projeto, que inclui o primeiro restaurante já aberto, desenvolvimento da marca e publicidade. O objetivo é chegar a 2015 com 150 lojas no país. Hoje, o Mundo Verde tem 204 lojas no Brasil e duas em Portugal.

A primeira loja da Verdano foi inaugurada em junho do ano passado, com investimento inicial de R$ 1,5 milhão. A filial fica no Centro do Rio, numa localização repleta de restaurantes naturais. Mesmo assim, João Penna, diretor da rede Verdano, diz que o resultado está acima da expectativa com um atendimento diário de 220 pessoas, o dobro dos primeiros meses. O restaurante oferece saladas prontas, sanduíches, sopas e tortas quentes. É possível montar uma salada num mix de 40 produtos. Há ainda sucos naturais e sobremesas light. Além das mesas, a rede funciona no sistema "grab and go" (pegue e leve) e faz entregas após o horário de pico do almoço.

O grupo baseou seu projeto também em pesquisas sobre o setor. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias deste segmento cresce 12% ao ano e movimenta cerca de R$ 4 bilhões por ano. O mercado de alimentos saudáveis no Brasil, de acordo com dados divulgados em 2010 pelo Euromonitor, é de R$ 40 bilhões e deve crescer 40% até 2015.

Além da primeira loja, Penna conta que já estão fechados quatro contratos de franquias para este ano, todas em shoppings centers. "O objetivo é abrir nos shoppings de classe AB da Zona Sul e da Barra, em áreas de grande movimento para firmar a marca. Depois chegaremos em outras regiões do Rio", explica o diretor.

No primeiro ano, o projeto da Verdano é abrir 15 lojas, todas no Rio. Em 2013 serão mais 30, algumas delas em São Paulo. "Já temos franqueados do Mundo Verde que querem também uma loja Verdano, principalmente em São Paulo e no Nordeste", conta. O grupo planeja investir mais R$ 8,5 milhões este ano para divulgar a marca.

O tíquete médio da lojas está em R$ 21, mas Penna conta que o valor deve ser reajustado porque os preços dos alimentos subiram muito no início do ano.

Ao contrário da Mundo Verde, que tem seus fornecedores cadastrados e compra separadamente de cada um deles, a Verdano preferiu adquirir produtos de um centro de distribuição. "O contrato vai nos dar vantagens na hora de ampliar a rede para o Brasil inteiro, para não termos que ficar procurando fornecedores locais", explica Penna.

O grupo não pretende mais investir em lojas próprias, a ampliação será toda feita por franquias. O investimento do franqueado é de R$ 330 mil para lojas de shopping e R$ 430 para lojas de rua, já incluído taxa, treinamento, obras e marketing. João Penna calcula que o retorno deva ocorrer num prazo de 24 a 36 meses. "Mas isso depende muito do empenho franqueado".


Veículo: Valor Econômico


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