Uatt movimentou R$ 62 mi com a venda de presentes

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O boom do mercado da construção civil -em conjunto com o maior poder aquisitivo da população brasileira que gera a entrada de um número considerável de novos consumidores na economia do País- são os fatores impulsionadores do crescimento e do faturamento de redes especializadas na comercialização de presentes e aparatos para residência. Como exemplo de sucesso de empresas que investiram no segmento, está a rede de lojas especializada apenas em comercialização de presentes (os chamados gifts), a Uatt , que pretende crescer 47% este ano, ao investir na abertura de novas franquias com a previsão de mais que dobrar de tamanho, ao chegar a 70 lojas no mercado até dezembro.

Atualmente, a empresa tem 30 lojas em operação, duas das quais são lojas próprias, e conta com 5 mil pontos de venda no País. Todo esse negócio rendeu um faturamento de R$ 62 milhões no ano passado - R$ 8,5 milhões vieram só das franquias -, números bastante expressivos para uma empresa que adotou produtos de decoração e de uso pessoal em seu portfólio e tem almofadas, denominadas de 'almofadas fofas' como carro-chefe.

De quatro anos para cá a rede viu seu faturamento triplicar. Em 2009 a rede faturou R$ 23 milhões, em 2010, R$ 38,5 milhões, e no ano passado praticamente dobrou o seu faturamento, em pouco tempo inserida como um dos novos players no ramo de franquia no País.

Com uma concorrência quase nula em termos de redes especializadas no segmento, pois no mercado fica atrás apenas da Imaginarium, que tem 80 lojas em operação no Brasil, conta com 750 profissionais para atender as mais de 200 mil visitas ao ano em sua rede e lança em média 400 produtos diferentes ao longo do ano para atender a demanda, a rede Uatt tem como meta, até o final deste ano, dobrar o número de lojas e está focada mais em outros estados.

A explicação dessa expansão agressiva é complementada por Mauro Jordão, presidente da Gift Fair, considerada como a maior feira da América Latina que abastece os estoques de grande parte dos varejistas nacionais, que aponta como o impulsionador deste segmento, de presentes, em especial para o mercado imobiliário, que se mostra em constante ascensão no nosso país. "O setor de presentes acompanha o de construção, por isso crescemos praticamente na mesma proporção." Ainda segundo o empresário, a tendência é que este ano sinta-se um incremento de até 15% no segmento.

E é no respaldo deste setor aquecido que a rede Uatt pretende inaugurar boa parte das 40 novas lojas previstas no segundo semestre deste ano, como explica Rafael Biasotto, diretor da empresa, que foi fundada em Santa Catarina (SC) e começou suas atividades primeiramente como produtora de objetos como porta-retratos e luminárias, com uma "minifábrica" em casa.

"Seis dessas novas lojas serão entregues no primeiro semestre, com quatro unidades franqueadas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. As outras 34 devem abrir em estados como: Rio Grade do Sul (RS), Ceará (CE), Minas Gerais (MG), Santa Catarina (SC), Pará, Goiás, Distrito Federal (DF), Mato Grosso do Sul (MS), Rondônia (RO), Amapá (AM), Paraná (PR), Pernambuco (PE) e Bahia (BA)", disse o executivo.

Há nove anos no mercado, a Uatt só se tornou uma rede de franquias em 2008, depois de experiência positiva com a abertura de dois pontos de vendas. Com tíquete médio de R$ 60, a empresa aposta nos emotions gifts - presentes que emocionam - para fidelizar seus clientes. "Procuramos produzir e ter em nossas prateleiras produtos que sejam capazes de emocionar e causar um sorriso em quem é presenteado", explica Biasotto.

Não é difícil agradar, uma vez que a empresa tem em suas prateleiras sacolas retornáveis que se transformam em frutas, fones de ouvido em formato de animais, suporte para notebook com luminária e almofada. Esses são apenas alguns dos mais de quatro mil itens à venda pela rede, que também aposta em artistas plásticos para compor seu mix de clientes e trabalhar com um grande número de produtos exclusivos e de fabricação própria.

História

Com gestão familiar, a rede foi idealizada pelo dom de Rafael Biasotto de fazer produtos artesanais. Em um espaço pequeno na sala de sua casa, Biasotto confeccionou as primeiras peças: porta-retratos e luminárias. Em certo momento, a procura por seus produtos foi enorme o que fez com que o empreendedor criasse a Ethno, empresa que vendia esses itens.

Com o crescimento das vendas, o empresário sentiu a necessidade de ter sua loja própria. Assim surgiu a Uati? - do inglês "what", que significa "o quê?" (sic). Em julho de 2010, por questões mercadológicas, sonoras, gráficas e de fonética, a empresa empregou a grafia e o slogan: "Uatt?" Presente que diz tudo.



Veículo: DCI


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