A Brinox, uma das maiores fabricantes de utilidades domésticas no Brasil, adquiriu a Coza Utilidades Plásticas, em um negócio cujo detalhamento será apresentado nesta sexta-feira. As duas empresas possuem sedes na cidade de Caxias do Sul.
Em maio de 2011, o fundador da Brinox, Valdomiro Remussi, havia vendido o controle acionário para o fundo de investimentos Southern Cross. A empresa está instalada em uma área de 80 mil metros quadrados e trabalha com mais de 2 mil itens de utilidades domésticas.
Já a Coza completa 30 anos em 2012 e possui um portfólio de cerca de 300 produtos de diferentes materiais como polipropileno, poliestireno, biopolímeros e policarbonato. A marca distribui para aproximadamente 3 mil pontos de venda no Brasil e exporta para 18 países. Além disso, é reconhecida por ganhar diversos prêmios pelo design dos seus produtos.
A Southern Cross é uma gestora de fundos de private equity com foco na América Latina, que tem como estratégia criar valor para as empresas nas quais investe por meio de melhorias operacionais e de posicionamento estratégico. Desde sua fundação em 1998, a Sounthern Cross tem presença forte na América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Chile e México. Entre as empresas no portfólio estão a rede de Supermercados del Sur, a quarta maior cadeia de supermercados no Chile, a Javer, a quinta maior incorporadora residencial no México, a Compañía General de Combustibles, uma produtora de gás e petróleo na Argentina, e a SIN (Sistema de Implante), a segunda maior fabricante de implantes dentários no Brasil.
A Marcopolo, de Caxias do Sul, confirmou nesta quinta-feira a assinatura de contrato para formação de uma joint venture com a Caio Induscar, de Botucatu (SP). A aliança envolve as controladas Syncroparts Comércio e Distribuição de Peça, pela Marcopolo, e a Twice Investimentos e Participações, formada pelos principais acionistas da encarroçadora de ônibus paulista. O investimento no primeiro ano será de R$ 10 milhões, aportados em base paritária pelos dois sócios.
O objetivo da parceria é a fabricação de peças e acessórios para o mercado interno de carrocerias de ônibus. Também serão fabricadas carrocerias específicas para o Exterior. A nova empresa atuará com completa independência das partes e seus produtos terão design e marca própria.
O local da fábrica ainda está indefinido. Joinville ou uma cidade próxima, em Santa Catarina, são os destinos mais prováveis. Dados sobre início de atividades e volumes de produção serão anunciados após a escolha do local da unidade.
Veículo: Jornal do Comércio - RS