A participação do Projeto Organics Brasil na Biofach Nuremberg 2012, a maior feira do setor orgânico, proporcionou em negócios, para os próximos 12 meses, faturamento de US$ 40 milhões para as dez empresas visitantes e os nove empreendimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário que participaram do evento, conforme estimativa de Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil.
"O mercado de orgânicos continua em alta, com muitos contatos novos e uma forte demanda para produtos da biodiversidade, apesar da crise econômica na Europa. Os mercados continuam em crescimento com índices pré-2008 de retomada, por exemplo, 12% no mercado americano e 9% na comunidade europeia", diz Liu.
Novos mercados estão interessados em negócios com cosméticos e alimentos orgânicos brasileiros, como a Rússia, Coreia do Sul, Japão e países escandinavos e do Leste europeu. Este ano, os produtos têxteis apresentados pelo empreendimento Talentos do Brasil despertaram interesse nos mercados da Itália, Turquia, Reino Unido, Dinamarca e França.
O Projeto Organics Brasil (www.organicsbrasil.org) é resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada, do Instituto de Promoção do Desenvolvimento e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, compondo uma sólida base institucional criada fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional. Em 2011, o Projeto Organics Brasil participou de cinco feiras internacionais e gerou US$ 87 milhões em negócios para as empresas associadas.
Veículo: Diário do Comércio - MG