Com o índice de confiança dos consumidores elevado, já que em fevereiro o indicador bateu recordes (ver box), a previsão das redes varejistas com relação às vendas de Páscoa, período comemorado no segundo domingo de abril, dia 8, é de um período para lá de aquecido na venda de produtos sazonais, com incremento de até 60% nas vendas. Para atingir o objetivo, a concorrência vai aumentar nos pontos comerciais, com mais investimentos em divulgação e degustação de produtos, ações de marketing direto, promoções, além de ofertas em produtos licenciados e de marca própria, que costumam ter custos menores do que os de marcas consagradas no mercado.
Em entrevista ao DCI, Reinaldo Bertagnon, gerente-comercial do Grupo Village comentou sobre a previsão otimista com as vendas deste ano. Segundo ele, há inclusive cada vez mais claro o interesse de clientes de entrarem com pedidos de marcas próprias, o que já representa cerca de 35% da produção da empresa. "Mas já alcançamos um patamar de equilíbrio nessa área", ressalta ele, ao destacar os produtos da empresa com enfoque no licenciamento de personagens. Com a previsão de incremento de 9% em vendas ante a Páscoa de 2011, a empresa aposta em linhas com personagens como Scooby-Doo e sua turma e os tradicionais palhaços Patati Patata.
A empresa atende a mais de 30 clientes terceiros e considera-se líder em produção para esse perfil, com mais de 12 marcas atendidas apenas em ovos de Páscoa, fora os produtos de Natal como as colombas e panetones. Em 2011, o Grupo produziu mais de 4 mil toneladas de chocolates e este ano prevê incremento de 9% nesse volume. Em 2011, a companhia já contabilizava aumento de 7,5% em relação ao ano anterior, mas agora está mais esperançosa devido a estabilidade econômica e a previsão do calendário deste ano, com o feriado em época de clima ameno, propício ao consumo de chocolate.
Outra otimista é a rede Giga Atacado, que espera crescimento de 40% a 60% nas vendas de Páscoa, ante igual época de 2011. "Estamos esperando vendas mais fortes do que no ano passado, já que neste ano a Páscoa está dentro da semana do pagamento. Como é comum que o público venha às compras na última hora, isso deve impulsionar as vendas", acredita Saulo Silva, gerente de Produtos do Giga. O executivo levanta ainda informações a respeito de outra bandeira da rede, a varejista Mambo, que projeta crescimento de 30% em produtos para a época de Páscoa.
O supermercadista tem como público principalmente as classes A e B devido à localização de suas 6 lojas em bairros nobres da capital de São Paulo. A alta nas vendas deve vir também por causa de uma maior consolidação na base de clientes, que as duas bandeiras veem aumentar anualmente. A rede Mambo registra cerca de 12 mil tíquetes ao dia, e o número deve crescer em 10%, enquanto o fluxo do Giga, com apenas uma unidade aberta em 2009, gira em torno de 2,5 mil, número que os executivos esperam crescer 40%.
Supermercados
Entre as grandes líderes do varejo, a preparação para a Páscoa já foi iniciada. As padarias das lojas Carrefour, por exemplo, já estão com os fornos aquecidos para produzir uma das receitas mais tradicionais da Páscoa. A rede vai oferecer aos clientes 100 toneladas de Bolo de Páscoa dos sabores frutas e chocolate. A novidade para este ano fica por conta da linha de trufados, nos sabores chocolate e doce de leite.
Já nas gôndolas do Walmart, as famosas parreiras de ovos de chocolate começaram a ser montadas, nas principais lojas da rede no Brasil, já na semana passada, quando era comemorada a quarta-feira de cinzas. Para este ano, a expectativa das lojas da rede norte-americana é de que as vendas sejam 20% maiores do que as do ano passado. Além de chocolate, pescados, azeites e vinhos são outros produtos que estão tendo seus estoques reforçados para a Páscoa. No Sam's Club, clube de compras do Walmart, os clientes terão como destaque também a opção de adquirir chocolates importados.
Formada por 29 unidades de distribuição, outra rede gigante no ramo supermercadista, a Cooperativa de Consumo (Coop) anunciou que para a Páscoa deste ano a expectativa é um crescimento de 5% no fornecimento de produtos sazonais ante o período de 2011. Além das marcas tradicionais do mercado, a expectativa é fornecer 20 mil unidades de ovos de chocolate de marca própria Coop Plus, na versão chocolate ao leite com 150 gramas.
A Coop também aposta nos ovos de chocolate com 170 gramas de marca exclusiva Turma do Mercado, disponíveis apenas nos associados da Rede Brasil de Supermercados (RBSM). Já o bolo pascal Delícias da Coop, fabricado internamente em sua central de panificação, deverá ter uma produção total em torno de 30 toneladas.
Veículo: DCI