A Comercial Limpet, indústria mineira que produz vassouras de gari para varrição pesada, está buscando alternativas para fortalecer a presença no mercado. A empresa está lutando para trazer para Minas Gerais o PET industrializado, uma alternativa às garrafas PET, principal matéria-prima utilizada. A iniciativa tem como objetivo disponibilizar maior quantidade do material, o que possibilitaria aumentar a produção.
O proprietário da Comercial Limpet, Damião Esteves Nunes, explica que o PET chega até a empresa por meio de catadores de lixo e lixões. "Com o PET industrializado vamos comprar direto do fabricante, o que possibilita adquirir uma quantidade maior e fabricar mais vassouras. O crescimento das vendas é barrado pela falta de matéria-prima, não consigo atender a todos os pedidos", reclama.
Ele afirma, ainda, que a concorrência com cooperativas que ganham o PET de órgãos públicos para a produção de vassouras também influencia nas vendas. "Nós compramos todo o material, então fica difícil competir." Atualmente, a Comercial Limpet fabrica 200 vassouras por dia. "Isso quando tem material, porque algumas vezes falta matéria-prima e nossa produção é menor."
Quando iniciou a produção de vassouras, em 2003, a Comercial Limpet fabricava cerca de 40 unidades por dia. "Era uma produção no fundo do quintal da nossa casa. Nós mesmos fazíamos as vassouras", lembra. Hoje, ele conta com uma equipe de 13 funcionários, que trabalham em um galpão da empresa em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Os principais clientes da Comercial Limpet são empreiteiras que prestam serviços de limpeza para prefeituras de cidades mineiras. As vassouras produzidas pela empresa já estão limpando as ruas de Belo Horizonte, Contagem (RMBH), Ubá (Zona da Mata) e de algumas cidades do Vale do Aço. O preço das vassouras varia de R$ 6 a R$ 8, de acordo com o material com que ela é fabricada.
Esteves Nunes destaca o uso das garrafas PET na fabricação das vassouras como uma iniciativa importante para o meio ambiente. " mais uma utilização para o material", diz. Mas reclama que falta material para a fabricação das vassouras. Produzindo 200 vassouras por dia, a Comercial Limpet utiliza 60 mil garrafas PET por mês.
Veículo: Diário do Comércio - MG