Jovens brasileiros que começam a fumar preferem cigarros com aditivos

Leia em 3min

Pesquisa feita em 13 capitais do País com mais de 17 mil estudantes mostra que os adolescentes que consomem esse tipo de produto, com sabor mais agradável, também fumam mais que aqueles que escolhem o cigarro comum; aditivo favorito é o mentol



Cigarro com sabor é o preferido entre os adolescentes brasileiros que começam a fumar, revela uma pesquisa inédita realizada em 13 capitais. De acordo com o trabalho, os jovens que escolhem esse tipo de produto fumam mais e com maior frequência que aqueles que escolhem cigarros sem aditivos.

"Não resta dúvida: o cigarro de sabor é uma porta de entrada das crianças para o tabagismo", afirma Vera Luiza da Costa e Silva, uma das autoras do trabalho e professora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP- Fiocruz).

O resultado do estudo, obtido pelo Estado, é divulgado no momento em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute o destino dos cigarros com aditivos no País. Está marcada para hoje uma reunião da diretoria da agência para decidir se proíbe ou não a adição de produtos ao cigarro - como chocolate, menta e baunilha, entre outros.

De um lado, médicos e associações que se dedicam a combater o tabagismo apoiam o fim da adição de produtos ao cigarro - uma estratégia que, afirmam, é adotada pela indústria para atrair o jovem para experimentação. A indústria, por sua vez, afirma que a incorporação de sabores como canela, cravo e menta é usada no País há anos, gera empregos e não atrai jovens para o vício. Trata-se apenas de uma opção para adultos.

"Os resultados do estudo demonstram o contrário. Cigarro com mentol é o preferido entre os estudantes brasileiros", afirma a coordenadora do estudo, a pesquisadora Valeska Figueiredo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Braço da Pesquisa Global de Tabaco na Juventude da Organização Mundial da Saúde, o estudo foi feito com base na análise de entrevistas feitas, entre 2005 e 2009, com 17.127 estudantes de 13 a 15 anos do País.

Do grupo analisado, 30,4% dos meninos e 36,5% das meninas informaram que já haviam experimentado cigarro alguma vez na vida. Desse grupo, 58,2% dos meninos e 52,9% das meninas informaram que preferem cigarro com sabor. E o campeão de escolha foi justamente o de mentol.

"Aditivos tornam o produto mais tolerável para aqueles que iniciam a experimentação. Não é à toa que a indústria faz tanta questão de mantê-los no comércio", afirma Valeska.

O Estado procurou o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) para comentar a pesquisa, mas não obteve resposta.

Sabor. A pesquisa também mostra que 60,8% dos estudantes que compram cigarros com aditivos apontam o sabor como o ponto alto do cigarro. A maior parte daqueles que compram produtos sem aditivos (47,7%) dizem estar interessados em outras razões para fumar. O sabor é importante para 33,1% dos entrevistados.

Um dos pontos mais preocupantes do trabalho, na avaliação de Vera, é o grau de exposição. "Quanto mais a pessoa fuma, maior o risco de ela se tornar dependente. O jovem brasileiro busca mais o cigarro com sabor. Fuma mais e, com isso, aumenta a probabilidade de se tornar um fumante regular."

A pesquisa dá uma dimensão desse risco. "O estudo mostra que adolescentes que fumam cigarros com sabor têm risco 57% maior de fumar pelo menos dois cigarros por dia", afirma Valeska. O grupo tem também um risco 62% maior de fumar por pelo menos três dias em um mês.


Veículo: O Estado de São Paulo


Veja também

Importação Fatiada

A Allfood Importadora, que comercializa produtos como queijos e frios, começa a fracionar seus importados, ap&oac...

Veja mais
Vendas do setor de massas alimentícias crescem 3,5%

Resultado é impulsionado pelo aumento no consumo de massas frescas e instantâneas  O setor de massas...

Veja mais
No Brasil, L'Oréal entra no varejo com a Kiehl's

A L'Oréal Brasil começa o ano com movimentos inéditos na trajetória da subsidiária. U...

Veja mais
Criatividade para atrair jovens com potencial

O mercado aquecido no Brasil mostrou às empresas a necessidade de formar gestores internamente e, consequentement...

Veja mais
Mais doçura

O mercado de geleias vem crescendo de forma consistente nos últimos anos. São novos consumidores e gente q...

Veja mais
Feijão segue com preços altos no país

Os produtores brasileiros de feijão estão às voltas com a segunda safra da cultura, que começ...

Veja mais
Otimismo pune resultado da Marisa

A Lojas Marisa padeceu mais do que o esperado no quarto trimestre de 2011. Além da desaceleração ec...

Veja mais
Hypermarcas gera caixa, mas vendas caem 16% no 4º tri

A política comercial adotada a partir do primeiro trimestre de 2011 pela Hypermarcas - que tem gerado intensos de...

Veja mais
Rede de vestuário diversifica com plano de focar em nichos

Uma das maiores redes do vestuário no Brasil, a Marisa apostará na ampliação do mix de produ...

Veja mais