Hypermarcas gera caixa, mas vendas caem 16% no 4º tri

Leia em 3min 20s

A política comercial adotada a partir do primeiro trimestre de 2011 pela Hypermarcas - que tem gerado intensos debates com investidores -provocou efeitos mistos no resultado do quarto trimestre da fabricante brasileira de bens de consumo e medicamentos.

Como planejava, a companhia finalmente melhorou sua geração operacional de caixa, que somou R$ 288,9 milhões de outubro a dezembro, ante um fluxo negativo de R$ 46,7 milhões de um ano antes.

Mas as vendas das duas unidades de negócio, farmácia e consumo, seguiram sofrendo e mostraram queda de 16,3% na comparação anual (em bases equivalentes). As margens operacionais também mostraram piora.

No início de 2011, a Hypermarcas decidiu aumentar preços, reduzir o prazo de pagamento dos clientes e exigir mais dias para pagar fornecedores, buscando maior rentabilidade. O efeito colateral foi que a empresa, que até então pautava sua estratégia no crescimento, parou de aumentar suas vendas.

No quarto trimestre, a receita líquida subiu apenas 1,3% em relação ao mesmo período de um ano antes, chegando a R$ 841,8 milhões, de acordo com o balanço da companhia, divulgado na madrugada de sábado. No ano, o avanço foi de 19,1%, para R$ 3,3 bilhões, valor recorde para a companhia. Mas ao se excluir o efeito das aquisições, as vendas foram 16,3% menores no trimestre e 7,6% piores no ano.

Essa queda deveu-se à redução dos estoques na cadeia ao longo do ano, devido à decisão da empresa de reduzir descontos e prazos dadas aos clientes pelas empresas adquiridas (a Hypermarcas fez 23 aquisições entre 2007 e 2011). "O nosso distribuidor continua vendendo o mesmo volume para as farmácias, por exemplo, mas não compra mais da gente", diz Martim Prado Mattos, diretor financeiro da Hypermarcas. "A gente provocou essa política comercial para que ele [o cliente] fique incentivado a diminuir seu estoque. O trimestre foi principalmente influenciado por esse processo de desestocagem".

Segundo Mattos, isso aconteceu mais fortemente no segundo semestre. "Daqui para frente, volta a acontecer se a gente fizer novas alterações em nossa política comercial, o que, a princípio, não está previsto". De acordo com o executivo, esse problema "não necessariamente" terá impacto no primeiro trimestre de 2012.

A empresa acredita que as transformações ocorridas no ano a prepararam para uma nova fase de crescimento sustentável com rentabilidade nos próximos anos.

A companhia fechou o quarto trimestre com lucro líquido de R$ 49,6 milhões, em baixa de 41% ante igual período de 2010. Em 2011, houve prejuízo de R$ 54,7 milhões, após um lucro líquido de R$ 261,9 milhões em 2010. Além da questão operacional, o efeito negativo da variação cambial sobre a dívida em dólar foi de R$ 235 milhões no acumulado do ano. "Agora que o dólar está mais baixo novamente, haverá uma volta dessa despesa adicional", diz Mattos.

Em 2011, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou em R$ 712,4 milhões, em linha com a última projeção feita pela empresa, em novembro, em sua segunda revisão. Inicialmente, a previsão para 2011 era de R$ 1 bilhão. Para 2012, a companhia manteve a projeção de Ebitda de R$ 850 milhões.

A margem Ebitda ajustada caiu 8,4 pontos percentuais no trimestre, para 15,3%. No ano, a queda foi de 3,5 pontos percentuais, chegando a 19,8%. Parte disso se explica pelas despesas com vendas, que deram um salto de 32,6% no trimestre e de 52,2% no ano, chegando a R$ 652,9 milhões.

A empresa teve geração de caixa operacional de R$ 580,2 milhões em 2011. A venda dos ativos de limpeza e alimentos (como parte da estratégia de se concentrar em consumo e medicamentos) geraram mais R$ 445 milhões. Esse caixa foi usado para financiar as integrações e reestruturações da Hypermarcas, consolidação das fábricas, pagamento de parcelas das aquisições e redução de dívidas.

A Hypermarcas terminou o ano com dívida líquida de R$ 2,7 bilhões, com perfil de longo prazo, ante R$ 3,3 bilhões em setembro. A empresa encerrou dezembro com R$ 2,6 bilhões em caixa.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Mais doçura

O mercado de geleias vem crescendo de forma consistente nos últimos anos. São novos consumidores e gente q...

Veja mais
Feijão segue com preços altos no país

Os produtores brasileiros de feijão estão às voltas com a segunda safra da cultura, que começ...

Veja mais
Otimismo pune resultado da Marisa

A Lojas Marisa padeceu mais do que o esperado no quarto trimestre de 2011. Além da desaceleração ec...

Veja mais
Rede de vestuário diversifica com plano de focar em nichos

Uma das maiores redes do vestuário no Brasil, a Marisa apostará na ampliação do mix de produ...

Veja mais
Polishop amplia rede de lojas em Minas

Está prevista a abertura de três unidades da empresa paulista este ano e duas em 2013 A Polishop, empresa p...

Veja mais
Balas Santa Rita projeta expansão

Exportações representam atualmente 5% da produção; meta é alcançar 25%.Com cre...

Veja mais
A luz preferida dos decoradores

A tecnologia LED ficou mais acessível com as fitas adesivas flexíveis, que são compradas por metro ...

Veja mais
Conar pede que anúncio de azeite seja mudado

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu ontem pela recomendaç...

Veja mais
FAO vê ampla oferta de trigo, mas as cotações tendem a seguir firmes

A produção mundial de trigo em 2012 será próxima do recorde do ano passado e os preço...

Veja mais