Uma parceria entre o Grupo Sendas, a Partage e a ABL Empreendimentos e Participações levará a São Gonçalo (RJ), vizinho a Niterói, no Grande Rio, um shopping popular, com torres de escritórios, em uma área de 27 mil m. O investimento chega a R$ 160 milhões e a inauguração é prevista para 2010. Segundo Vicente Pierotti, sócio diretor da ABL, até lá, a meta é locar 100% dos 29 mil m de área bruta locável do futuro Boulevard Shopping São Gonçalo.
O novo espaço comercial, voltado para as classes C e B, já tem duas lojas âncoras definidas: Riachuelo e C&A. Outros contratos já fechados, de acordo com o diretor da ABL, são com a Ponto Frio e a Ri Happy, que terá cada uma espaço para megaloja. Estão previstos, também, um boliche, uma área de lazer infantil, 5 cinemas e uma megaloja de esportes e uma megachoperia. Além disso, há espaço para 243 lojas satélites. O edifício abrigará uma universidade e duas torres com 700 salas comerciais, caracterizando o empreendimento como multiúso. A intenção é fomentar a sinergia entre as atividades de varejo, ensino e escritórios. "No quesito entretenimento, nossas pesquisas indicam que a região é muito carente de opções para se tomar chope ao ar livre", comentou o empresário. Portanto, informa, o local terá um boulevard aberto - ao estilo europeu - com mesinhas ao ar livre para 12 restaurantes. A área de alimentação contará, ainda, com 21 restaurantes fast-food, totalizando 800 lugares.
De acordo com Pierotti, São Gonçalo era uma região onde a ABL procurava um bom terreno há dez anos. "A cidade só possui um shopping de rodovia e, apesar de ter um milhão de habitantes, é carente de opções", resume. Sua intenção era achar um bom local em pleno centro da cidade. A área encontrada, comprada de diversos proprietários em várias fases, está situada no coração comercial da cidade, onde passam diariamente 234 mil pessoas. "A loja Extra que é vizinha ao nosso terreno é a campeã de vendas da região", exemplifica o empresário.
A parceria com o Grupo Sendas deu-se, inicialmente, em função da venda de um dos terrenos que compõem a área. "Ali ficava uma loja Sendas", conta Pierotti. Sem revelar detalhes do acordo, o empresário limitou-se a comentar que a ABL e a Partage detêm a maioria do capital do novo shopping. Para ele, a principal característica do Boulevard Shopping São Gonçalo será a sua facilidade de acesso. "Ele está situado à Avenida Presidente Kennedy e é uma extensão natural do comércio local", compara. "A diferença é que vamos oferecer um espaço com lojas amplas, ar condicionado, 977 vagas de estacionamento e vários serviços", resume. O local fica a 800 metros do Centro de Pesquisa Tecnológico da Petrobras em São Gonçalo, também em fase de construção. O empreendimento deverá gerar 2.900 empregos diretos depois de pronto e 800 empregos durante as obras.
Pierotti acredita que o potencial do novo espaço será de atender 30 mil pessoas diariamente, principalmente vindas dos bairros vizinhos. No entanto, acredita o empresário, sua área de influência deverá compreender 48 bairros.
A Partage, sócia do empreendimento, é uma das sócias do Aché Laboratórios Farmacêuticos e tem tradição na locação de lajes corporativas em prédios em São Paulo. Sua participação no negócio tem como objetivo diversificar o portfólio de renda imobiliária. "Há dois anos começamos a avaliar outras opções. Vimos que os shopping centers têm o nosso perfil de investimento de longo prazo e de risco baixo", resumiu Ricardo Baptista, diretor da empresa.
Veículo: Gazeta Mercantil