Comerciantes esperam vendas maiores nesta Páscoa, aponta Serasa

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Cerca de 52% das empresas varejistas esperam um faturamento maior nesta Páscoa quando comparado às vendas da mesma data do ano passado, segundo levantamento divulgado ontem pela Serasa Experian. Este percentual supera as expectativas informadas pelos empresários no ano passado, quando 49% das empresas esperavam aumento das vendas em comparação a 2010. Este ano, 36% dos empresários projetam repetir o faturamento do ano passado, enquanto outros 12% preveem queda.

"De forma geral, as respostas da pesquisa mostram boa disposição das varejistas e indicam que a Páscoa 2012 já reflete as medidas de estímulo ao consumo e a redução dos juros", afirmou a Serasa, em comunicado. De acordo com a Serasa, a mesma data no ano passado aconteceu durante a vigência de medidas macroprudenciais e ciclo de elevação dos juros. "Isso fez com que o consumidor preferisse a compra dos tradicionais ovos de Páscoa, que têm várias opções de preço", complementou a nota.

Os ovos de chocolate serão o principal presente nesta Páscoa, representando 86% das vendas, estimam os empresários do comércio Na sequência, aparecem roupas, sapatos e acessórios (3%), celulares e smartphones (2%) e eletrônicos (2%). No ano passado, os ovos de chocolate eram a preferência de 91% dos consumidores, à frente de roupas, sapatos e acessórios (4%) e celulares e smartphones (2%).

Gasto maior

De acordo com o levantamento, 64% das varejistas preveem que os consumidores gastarão até R$ 50 este ano com presentes de Páscoa, frente a 70% das estimativas dos empresários no ano passado. Em 2012, para 24% das varejistas os gastos ficarão entre R$ 51 e R$ 100 (ante 20% de 2011). Já para 8% das empresas, os consumidores gastarão entre R$ 101 a R$ 200 este ano, ante 7% do ano passado.

O maior otimismo em relação à Páscoa deste ano encontra-se entre as varejistas de maior porte: 73% delas preveem aumento das vendas em relação a 2011. Entre as médias e pequenas, a estimativa de alta das vendas sobre 2011 é registrada, respectivamente, por 62% e 51% dos empresários. Os empresários estimam ainda que 49% das compras nesta Páscoa serão realizadas com pagamento à vista, e 51% serão a prazo. Em 2011 havia um equilíbrio: cada modalidade representava metade das vendas. Por regiões, a Região Sul é a mais otimista: 53% das empresas estimam vendas maiores este ano, seguida pela Região Nordeste (52%), Sudeste (51%), Norte (48%) e Centro-oeste (47%). A pesquisa da Serasa entrevistou 1.014 empresários do varejo no País, de todos os segmentos e portes, entre os dias 6 e 13 de março.


Veículo: DCI


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