A Hope, referência nacional na fabricação de lingeries, está ampliando os negócios em todo o Brasil e Minas Gerais é um dos focos da empresa. Atualmente, a marca tem oito lojas no Estado. Até o final deste ano, serão, pelo menos, mais sete unidades, que somarão investimento de, no mínimo, R$ 2,5 milhões. Para o Brasil, a meta é chegar a 132 pontos de venda até o final do ano. Hoje, são 83.
O diretor de Expansão da Hope, Sylvio Korytowski, destaca a importância de Minas Gerais para os negócios da empresa. "Temos um foco especial em Minas Gerais por ter várias cidades com potencial para receber uma loja. Quanto maior o número de cidades que alcançarmos, maior nossa capilaridade e maior a projeção no mercado nacional", avalia.
Atualmente, a Hope tem três unidades em Belo Horizonte, uma em Uberlândia (Triângulo Mineiro), uma em Uberaba (Triângulo Mineiro), uma em Montes Claros (Norte) e duas em Juiz de Fora (Zona da Mata). Ainda para este ano, estão previstas mais três em Belo Horizonte, uma em Sete Lagoas (Central), uma em Pouso Alegre (Sul), uma em Poços de Caldas (Sul) e uma em Divinópolis (Centro-Oeste).
De acordo com Korytowski, cidades como Governador Valadares (Rio Doce), Ipatinga (Rio Doce), Patos de Minas (Alto Paranaíba) e Varginha (Sul) também estão nos planos da marca para os próximos anos. Outros municípios estariam sendo estudados. Ele afirma que a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) tem potencial para receber até 10 lojas e destaca o número de shopping centers concentrado nessa região.
Korytowski informa que o investimento para a abertura de uma unidade da Hope gira em torno de R$ 350 mil, fora o ponto comercial. O retorno do aporte, segundo ele, acontece, em média, em 24 meses. "Estimamos entre 18 e 36 meses, mas a média é essa", explica. Para viabilizar uma loja é necessário espaço de, pelo menos, 45 metros quadrados. A maior unidade tem 80 metros quadrados. Cada loja gera cinco postos de trabalho.
Para ser um franqueado Hope é preciso, acima de tudo, espírito empreendedor. Além disso, identidade com a marca e afinidade com o mercado de roupas íntimas também são importantes. "O franqueado deve dedicar-se integralmente ao negócio e liderar e motivar a equipe com um bom relacionamento interpessoal. A empatia com o público e experiência em outras operações de varejo são desejáveis."
Por fim, o empresário deve ser um bom administrador, acreditar nos investimentos em marketing e não possuir dívidas ou qualquer tipo de pendências financeiras. "A maior qualidade do franqueado é o empreendedorismo. Trabalhar para uma gestão compartilhada e transparente é essencial para o sucesso", ensina o diretor de Expansão da Hope.
Veículo: Diário do Comércio - MG