Instalada no Brasil desde a década de 1990, a Jani-King, maior empresa especializada em limpeza comercial do mundo, deu início a um plano de expansão no país. A gigante norte-americana, presente em São Paulo e no Rio de Janeiro, pretende levar os negócios, por meio do modelo de masterfranquias, para as principias capitais e regiões metropolitanas. A expectativa é manter um crescimento de 30% ao ano, nos próximos cinco anos no Brasil.
A empresa tem entre seus principais clientes shopping centers, prédios comerciais, estádios e hospitais. O ritmo intenso de obras para atender os megaeventos esportivos que serão realizados no país nos próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, Copa do Mundo Fifa, em 2014, e Jogos Olímpicos, em 2016, motiva os investimentos da Jani-King no Brasil. Só em 2012, está prevista a inauguração de 42 shoppings no país.
Todo o processo de expansão no Brasil será dirigido pela paulista Naxentia Consultoria e Reestruturação. Na parceria a empresa brasileira fica responsável pela identificação de áreas com potencial para investimento e captação de máster-franqueados.
Cidades-alvo - Segundo o diretor da Naxentia, Vicent Baron, 13 regiões já foram escolhidas: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Vitória, Manaus, Fortaleza, Goiânia, Belém, São Luís e Natal. "Escolhemos o sistema de máster-franquias pelas dimensões continentais do Brasil. Pelo sistema vendemos o direito de uso da marca para o máster-franqueado que passa a ser o posto avançado da Jani-King naquela região. A partir daí, o masterfranqueado fica responsável por captar franqueados, que podem ser pequenas e médias empresas que já atuam no setor que queiram se aliar à uma marca mundial ou pessoas físicas", explica o diretor. Ainda para Baron, a vantagem para o masterfranqueado é o pequeno investimento, já que a estrutura é pequena, com apenas dois ou três funcionários. Já para os franqueados a vantagem é que a captação de clientes é feita pela máster.
A fase de implantação das másteres, que deverão ter contratos longos, entre 10 e 20 anos, deve estar concluída até o fim do semestre. A partir delas, o próximo passo será a implantação de franquias na própria região e no interior dos estados, apoiadas pelas másteres. "Minas Gerais é muito importante dentro da nossa estratégia. A força econômica do Estado e, especialmente, de Belo Horizonte, certamente nos abrirá muitas oportunidades de negócios", aposta o diretor.
Em 2011, a operação da Jani King no Brasil registrou faturamento de R$ 85 milhões e a meta é ultrapassar R$ 100 milhões neste ano. Atualmente, a empresa conta com mais de 12,5 mil franqueados e mais de 120 escritórios em 15 países. No Brasil, a empresa tem 51 franqueados e dois escritórios, em São Paulo e no Rio de Janeiro. (DM)
Veículo: Diário do Comércio - MG