Raia Drogasil vende mais genéricos e deve acelerar ritmo de abertura de lojas

Leia em 2min

A Raia Drogasil, empresa resultante da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil, viu sua receita bruta crescer 19,5% no quarto trimestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2010, totalizando R$ 1,28 bilhão. Com lucratividade bastante superior à dos medicamentos de marca, os genéricos apresentaram aumento de 35,5% nas vendas no período.

Além do ciclo de vencimento de patentes que começou em 2010 e se aprofundou no ano passado, as vendas também foram favorecidas por conta de uma estratégia de melhoria na divulgação desses medicamentos nas lojas da companhia, apontou o presidente da empresa, Cláudio Roberto Ely. No mix de vendas da Raia Drogasil, os genéricos ganharam espaço e correspondem a uma participação de 10,8% da receita bruta total.

Aliado ao incremento do volume de receitas comerciais, esses medicamentos ajudaram a empresa recém-criada a elevar sua margem bruta de 24,4% no quarto trimestre de 2010 para 26,2%.

Sobre o processo de sinergia das operações das duas empresas, o executivo informou que o sistema de compras já foi integrado no começo do ano. Também foi iniciado o processo de negociações comerciais de forma conjunta. Conforme Ely, o efeito das sinergias em termos de compras deve começar a aparecer a partir do segundo trimestre deste ano.

Para 2012, ele reiterou a meta de abrir 130 lojas. Entre janeiro e março foram inaugurados dez estabelecimentos, mas a partir de abril o ritmo deve ser maior. "Já temos 70 lojas com contratos assinados e outras em estágio avançado de negociação, não temos preocupação com o 'guidance'", disse Ely. A rede encerrou 2011 com 776 lojas, sendo 99 unidades abertas em 2011 - 60 com a bandeira Droga Raia e 39 sob a marca Drogasil.

A incorporação da Raia pela Drogasil foi feita em novembro. Com isso, a empresa se consolida como líder do varejo farmacêutico nacional em faturamento e em número de lojas, segundo a associação do setor, com receita bruta combinada de R$ 4,7 bilhões.

No quarto trimestre, a empresa apurou lucro líquido de R$ 10,82 milhões, com queda de 48% em relação ao resultado de R$ 21,13 milhões reportado um ano antes. No ano de 2011, a Raia Drogasil teve lucro líquido de R$ 105,65 milhões, 16% superior ao ganho de 2010, de R$ 90,75 milhões.


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Alimentos têm alta, após quase 2 meses em queda

Ao detalhar o comportamento dos grupos dentro do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de 0,10% na terceira...

Veja mais
As franquias de alimentação rompem fronteiras de vendas

O mercado aquecido, em especial para as empresas que atuam com alimentação, faz com que empresas que tradi...

Veja mais
Kraft e Nestlé miram demanda de chocolates em Israel

A Kraft Foods e a Nestlé estão de olho no mercado israelense de chocolates, que vem tendo procura maior e ...

Veja mais
Ferrero Rocher cria novo cartão

A Ferrero Rocher, marca de chocolate premium do grupo Ferrero, traz outra ação para as vendas de Pá...

Veja mais
Ovo de Páscoa custa 314% mais que barra

Cem gramas de ovos de Páscoa custam 314% a mais do que o mesmo peso na barra de chocolate de marca igual - caso d...

Veja mais
Importação de vestuário bate recorde

Compra de outros países no primeiro bimestre aumenta 72,5% em relação a igual período do ano...

Veja mais
Empresários calculam impacto nas vendas com IPI mais baixo

O anúncio do ministro da Fazenda, Guido Mantega, na segunda-feira, que prorroga a redução do IPI pa...

Veja mais
Azeite da Epamig é atração em festival

O azeite produzido em Minas Gerais será destaque no 2º Festival Gastronômico de Maria da Fé, no...

Veja mais
Uberlândia ganha mais um mall

Uberlândia Shopping, do Sonae, recebeu aporte de R$ 201 mi e tem ABL de 45 mil metros quadrados.Os investidores do...

Veja mais