Uberlândia Shopping, do Sonae, recebeu aporte de R$ 201 mi e tem ABL de 45 mil metros quadrados.
Os investidores do setor de shopping center estão atentos ao potencial econômico de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e não têm poupado esforços - e recursos - para garantir espaço naquele mercado. Um dos grupos que já garantiu presença na região é o paulistano Sonae Sierra Brasil, que inaugura hoje, ao meio-dia, o Uberlândia Shopping, mediante aporte de R$ 201 milhões. Esse é o primeiro empreendimento da empresa em Minas Gerais.
Com 45 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), o Uberlândia Shopping inicia as operações com 93% das lojas locadas e 72% delas (115) já em funcionamento. Serão gerados, nesta etapa, 2 mil empregos diretos. Recentemente, conforme noticiou o DIÁRIO DO COMÉRCIO, a 5R Shopping Center deu início às vendas do Praça Uberlândia, empreendimento que receberá aporte de R$ 200 milhões e será entregue em 2014.
Segundo o CEO da Sonae Sierra Brasil, José Baeta Tomás, 93% das lojas já foram comercializadas, porém a falta de mão de obra dificulta a finalização da montagem dos novos estabelecimentos. "Estamos esperando que este gargalo se resolva até o final do ano, quando poderemos trabalhar com a utilização máxima dos espaços", aposta. "Mas é muito difícil mobilizar o número de pessoas e com qualidade suficiente para chegar a este resultado", completa.
O empreendimento vai oferecer mais de 15 estabelecimentos inéditos na cidade, que inclui o cinema 3D, com quatro salas e capacidade para 1.350 pessoas. As inovações tecnológicas podem ser vistas em vários ambientes do shopping. A decoração oferece a imitação do céu do cerrado com chuva artificial para as plantas de um dos jardins internos e nos corredores é possível tocar música nos quatro pianos gigantes somente pisando nas teclas. Os banheiros possuem um charme extra. Há espaços exclusivos para crianças e fraldários com decoração moderna. Já os de uso adulto têm vitrines com manequins decorados ao estilo rococó. A praça de alimentação com forro acústico e varanda com vista para cidade concluem o ambiente que contrasta diretamente com o tradicionalismo dos shoppings mineiros.
O Uberlândia Shopping foi desenhado para atender à maior faixa da população consumidora brasileira, pertencentes às classes B e C. Para Baeta Tomás, "esse eixo fundamental é o motor da economia do país." A escolha da principal cidade do Triângulo Mineiro também foi estratégica. "Procuramos municípios que tenham uma relação de população por metro quadrado baixa e com bom desenvolvimento econômico", afirma.
Novos investimentos - O grupo vai investir mais de R$ 800 milhões nos próximos três anos no Brasil. A cidade de Goiânia, em Goiás, e Londrina, no Paraná, vão ganhar shoppings de 80 mil metros quadrados e 40 mil metros quadrados, respectivamente. Os projetos levam, em média, dois anos e meio para serem concluídos e a expectativa da empresa é construir, ao menos, dois shoppings por ano no país. O retorno de cada aporte é de 15% e leva aproximadamente sete anos.
O Sonae Sierra Brasil é controlado pela europeia Sonae Sierra e a americana DDR. Com o capital aberto na Bovespa desde 2006, tem 33% das ações no mercado. De acordo com o CEO, os negócios na filial brasileira representam 20% do total do grupo. A empresa é proprietária e administradora de 10 shopping centers em operação, totalizando 353 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) e 1.973 lojas. O Uberlândia Shopping é o décimo primeiro empreendimento da Sonae Sierra Brasil.
Veículo: Diário do Comércio - MG