Raia Drogasil faturou R$ 4,7 bilhões

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Ebtida ajustado alcançou R$ 271,5 milhões e o lucro líqüido ficou em R$ 151,4 milhões.


A Raia Drogasil S/A encerrou 2011 com receita bruta combinada de R$ 4,7 bilhões, o que representa um incremento de 19,7% em relação ao ano de 2010. Classificada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) como a maior rede do varejo farmacêutico do Brasil em faturamento e número de lojas, a companhia está presente em 84% do território brasileiro por meio das redes Droga Raia e Drogasil, que somam 776 unidades em nove estados e mais de 17 mil funcionários. No quarto trimestre de 2011, a receita bruta total chegou a R$ 1,29 bilhão, com aumento de 20,4% em comparação com o mesmo período de 2010.

"Os resultados demonstram o trabalho executado com competência e sinergia pela nova diretoria", destaca presidente da Raia Drogasil, Claudio Roberto Ely. Os indicadores do quarto trimestre de 2011 marcam o primeiro demonstrativo combinado de desempenho econômico-operacional da companhia, criada em novembro de 2011 a partir de valores e visões compartilhados de duas das mais conhecidas e reputadas marcas do setor. As informações combinadas consistem basicamente na soma aritmética das demonstrações financeiras individuais referentes a 2010 e 2011, sem os efeitos de equivalência patrimonial de Raia nos números da Raia Drogasil.

Houve uma tendência de recuperação de vendas ao longo do ano e, no quarto trimestre de 2011, a Raia Drogasil registrou um crescimento de 20,4% na receita combinada, sendo 12,9% nas mesmas lojas (desconsiderando as inaugurações ocorridas no período) e 8,1% em lojas maduras (em operação há mais de três anos). As bandeiras Droga Raia e Drogasil registraram níveis elevados de crescimento da receita total em 2011, de 24,2% e 15,6%, respectivamente.

Genéricos - O destaque de 2011 foi o aumento de 31,1% na comercialização de genéricos, segmento que é importante vetor de expansão de margem bruta, além de ter registrado um grande número de lançamentos em 2011. Já as vendas na categoria de Higiene e Beleza cresceram 14,4% no período.

A Raia Drogasil alcançou um Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 271,5 milhões, que correspondeu a um crescimento de 22,8% sobre 2010. A margem Ebitda subiu 0,1 ponto percentual, passando a representar 5,7% da receita bruta de vendas. No quarto trimestre de 2011, o Ebitda ajustado foi de R$ 76,2 milhões, com uma elevação de 43,3% em relação ao mesmo período de 2010, enquanto a margem alcançou 5,9%, 0,6 pontos percentuais acima do índice registrado no último trimestre do ano anterior.

"Essa elevação importante de margem bruta permitiu à empresa incrementar o quadro de funcionários em loja, acelerar o ritmo de aberturas de lojas, reajustar a folha de pagamento e ajustar a estrutura e demais pressões inflacionárias verificadas no período", afirma o vice-presidente de Planejamento e Relações com Investidores da Raia Drogasil, Eugênio de Zagottis.

O lucro líqüido ajustado de 2011 totalizou R$ 151,4 milhões, equivalentes a uma margem líquida de 3,2%, que representa um incremento de 66,8% sobre o ano anterior. A empresa registrou ainda despesas não recorrentes de R$ 59,7 milhões, das quais R$ 35,3 milhões referem-se à associação e R$ R$ 15,5 milhões à harmonização de práticas contáveis. Considerando estas despesas, o Ebitda combinado de 2011 alcançou R$ 213,6 milhões, equivalentes a 4,5% da receita bruta, enquanto o lucro líqüido combinado somou R$ 105,7 milhões e a margem líquida ficou em 2,2% no exercício.

A Raia Drogasil elevou em 0,3 ponto percentual sua participação de mercado em 2011, alcançando um market share de 9%. O período foi marcado pela consistente expansão da rede, que encerrou o ano com 776 lojas, após a abertura de 99 unidades durante o ano - 60 com a bandeira Droga Raia e 39 sob a marca Drogasil. Somente no último trimestre do ano, foram abertas 40 lojas e 11 foram descontinuadas. "A solidez econômico-financeira e a expertise operacional da empresa asseguram potencial de investimentos capaz de suportar uma expansão vigorosa e sustentável de suas redes de lojas", diz Ely.


Investimentos - Outro destaque do ano foi o investimento da companhia em dois novos Centros de Distribuição (CDs): Paraná e Goiás. Em conjunto com as duas novas plantas previstas para iniciar as operações em 2012, a empresa passará a operar com sete CDs que totalizam aproximadamente 90 mil metros quadrados de área total. "Os novos CDs terão papel fundamental para suportar a aceleração do crescimento da empresa", informa Zagottis.

Nesta divulgação de resultados também é apresentada a nova marca corporativa da Raia Drogasil S/A. Com tipografia e cores simples, que fazem memória à história das companhias originais, o logotipo ressalta os atributos da empresa. "A Raia Drogasil é inovadora, ética, empreendedora e tem como meta crescer continuadamente, mantendo-se na liderança no mercado de farmácias do Brasil", diz Ely.  a nova empresa atuando como um grupo unificado e coeso para o público interno, fornecedores, parceiros de negócio, governo, acionistas e investidores.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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