Concorrência aumenta e faz Multicoisas reforçar expansão

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Apesar de tudo indicar um aumento da concorrência, com novas marcas do segmento iniciando a expansão no formato de redes de franquia, a Multicoisas por enquanto só comemora o aumento de 34,12% do seu faturamento no último ano, ao totalizar R$ 228 milhões. Os resultados foram celebrados como o maior período de crescimento da marca, superando as próprias expectativas. Especializada em soluções para o dia a dia, a empresa agora planeja investir R$ 21 milhões em 2012 com novas unidades.

Para Nelson Oshiro Hokama, diretor de Expansão da Multicoisas, tais resultados são frutos da estratégia de flexibilização da marca e também do bom desempenho das lojas já instaladas. "Nossa expectativa é abrir 35 lojas este ano, alcançando a marca de 170 unidades", conta. A primeira nova loja do ano acaba de abrir suas portas em Sete Lagoas, Minas Gerais, com 160 metros quadrados e aproximadamente 3.500 itens à disposição dos clientes. São peças divididas em informática, elétrica, ferramentas, hidráulica, iluminação, lavanderia, artigos para cozinha, e outros.

Outra novidade é a inauguração da primeira loja da rede na Região Norte do País, localizada em Belém, Pará. A franquia inicia suas atividades no próximo mês esperando abrir espaço para que novas unidades se instalem na localidade. Também já estão fechados contratos para mais lojas em São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná.

Estrutura das lojas

A rede Multicoisas começou em 1984 e teve sua primeira loja instalada em Campo Grande (MT). O objetivo era criar um espaço onde o cliente fosse recebido não só para comprar, mas também para resolver problemas práticos da sua residência, encontrando diversos itens em um só lugar.

Apostando em tirar os produtos de trás do balcão e deixá-los nas prateleiras, mais acessíveis e próximos dos clientes, a marca tenta oferecer o maior número de itens que facilitem a vida das pessoas, como utilidades, opções para reparos, acessórios e novidades para o cotidiano.

Trabalhando desde a década de 1990 no segmento de franquias, a marca passou a priorizar o atendimento personalizado e um intenso processo de seleção de franqueados e formação de equipes, contando com um centro de treinamento próprio. Os estabelecimentos não são grandes em tamanho. As maiores unidades são lojas de rua, que têm em média 140 m²; já para os shoppings, a área média é de 100 m². No entanto, o valor da marca está na variedade dos produtos, que passam por antenas, chuveiros, pilhas, cabos para computador e amoladores de facas. O catálogo de itens fica disponível no site, mas apenas para consulta, uma vez que ainda não são realizadas vendas on-line.

Outra coisa que vem se diversificando são os consumidores: novas pessoas estão descobrindo as lojas. "Nosso foco é principalmente o público A e B, mas, com o crescimento das classes emergentes, também estamos avaliando a entrada neste segmento conforme estudos de viabilidade econômica do negócio", revela o diretor de Expansão.

O tíquete médio é de aproximadamente R$ 40,00 e a maior área de atuação, apesar do projeto de expansão, fica concentrada na Região Sudeste. Hoje a marca já está presente em 25 cidades no Estado de São Paulo.

A Multicoisas garante ser a primeira rede de franquias do Brasil neste seu ramo de atuação. Seus concorrentes são lojas do segmento de home center , hipermercados e lojas de utilidades para casa. A marca ainda conquistou, em 2011, o prêmio de Melhor Franquia do Ano, promovido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias no Brasil teve faturamento de R$ 88,8 bilhões no ano passado, crescendo 16,9% em relação ao ano anterior. O segmento hoje chega a compor 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e a previsão da entidade é que este ano o aumento fique em torno dos 15%. Ainda segundo o estudo, ano passado foram abertas seis mil franquias.

Concorrência

Ao observar o cenário, grandes empresas do setor também estão entrando para o segmento. A Dicico, por exemplo, abriu sua primeira franquia em setembro do ano passado na cidade de Vinhedo, a 75 km de São Paulo. A estratégia adotada foi passar o nome da rede para uma loja que já estava estabelecida na região. A ação é interessante tanto para a antiga loja, que não gasta mais com propaganda para divulgar seu nome, quanto para a Dicico, que avança de forma rápida nos planos de garantir presença em diversas partes do território nacional.

O mercado brasileiro de franquias também tem atraído redes internacionais, que continuam sondando a região. Nos próximos anos, a tendência é o aumento do número de empresas estrangeiras com franquias no Brasil.


Veículo: DCI



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