Presença feminina em conselhos está estagnada

Leia em 1min

A presença de mulheres nos conselhos de administração das maiores empresas brasileiras, que já era considerada tímida, não apresentou avanço nos últimos anos.

A conclusão aparece em dados preliminares de um estudo da Escola de Direito de São Paulo da FGV, que será finalizado em 2013, e cujo resultado pode ser usado no debate sobre o desenvolvimento de legislação de incentivo à maior participação feminina.

"Desde 2007 não houve grandes melhorias. Não só o Brasil tem números baixos, como está estagnado. É preciso pensar ações para inserir", diz Ligia Sica, da Direito GV.

O setor financeiro tem menor propensão a incluir mulheres no grupo, onde o percentual médio de conselheiras é de 2,9%, ante 6,5% nos demais setores. Nenhuma empresa financeira tem alta proporção de mulheres.

Nos conselhos de administração das cem empresas de maior valor de mercado da BM&FBovespa, a presença feminina é de 6%, enquanto o percentual de homens e mulheres em cursos superiores é equivalente.

A Noruega, um dos países mais desenvolvidos na inclusão, tem 44% de mulheres nos conselhos. "O país instituiu por lei uma quota", diz.

No Brasil, a maior participação feminina tem relação com controle familiar. Em 15,9% das empresas de controle familiar há alta proporção de mulheres, segundo dados do pesquisador Alexandre di Miceli, da FEA-USP.


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Café tem maior queda entre as commodities

Saída de fundos de investimento faz grão recuar 20% no ano no mercado internacional Os consumidores feste...

Veja mais
Leite

A aquisição de leite ao longo do último trimestre de 2011 ficou em 1,464 bilhão de litros, o...

Veja mais
Legislação antiga trava crescimento do operador logístico brasileiro

O conceito de operador logístico é relativamente novo no Brasil, mas tem ganhado cada vez mais import&acir...

Veja mais
Economias dos EUA e europeia deverão tomar rumos opostos

A Europa e América do Norte irão se dissociar no primeiro semestre deste ano, com os cortes orçamen...

Veja mais
Falta produto japonês no varejo brasileiro

Em 11 de março de 2011 o Japão viveu uma tragédia. O terremoto, seguido de tsunami e de um acidente...

Veja mais
Comerciantes esperam vendas maiores nesta Páscoa, aponta Serasa

Cerca de 52% das empresas varejistas esperam um faturamento maior nesta Páscoa quando comparado às vendas ...

Veja mais
Sadia lança seis novos sabores de pizzas congeladas e muda layout das embalagens

Para competir em um mercado que cresce exponenciamente no Brasil,a Sadia amplia sua linha de pizzas congeladas com o lan...

Veja mais
Filmes online devem superar DVDs nos EUA

Estudo mostra que serão comprados 1 bilhão de filmes a mais por streaming que em discosOs DVDs e Blu-Rays ...

Veja mais
Queijo artesanal da região luta contra barreiras legais

Legislações sanitárias do país inviabilizam métodos centenários da produ&ccedi...

Veja mais