Pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) confirma o otimismo do comércio varejista em relação à Páscoa. O estudo quantitativo realizado entre os dias 21 e 27 de março, baseado em entrevistas com 200 empresários da capital mineira, revela que a maioria, 37,04%, acredita que as vendas deste ano serão melhores em relação a 2011. Entre os motivos que justificam o entusiasmo estão as baixas taxas de juros, que incentivam o consumo, e o fato de a data voltar a ser comemorada na primeira semana do mês.
O vice-presidente Administrativo Financeiro da CDL-BH, Anderson Rocha, ressalta outra razão que deve contribuir para um movimento ainda maior dos negócios neste período: a ascensão da classe C. "O poder de compra da população aumenta a cada dia. A Páscoa é uma data tradicional e, portanto, se o consumidor tiver dinheiro para gastar, ele não vai hesitar em presentear ou amigos mais próximos", enfatiza.
Para aproveitar o bom momento, Rocha aconselha os varejistas a atribuir mais atenção a elementos primordiais, responsáveis não apenas por atrair, mas também por manter a lealdade do cliente. Entre eles está uma equipe de vendas bem treinada, capaz de identificar a necessidade do consumidor, limpeza do estabelecimento e segurança.
Além disso, ele ressalta o quanto é importante uma decoração e vitrines atrativas e a presença de um mix de produtos diferenciados nas prateleiras. Segundo o especialista, ao cumprir esse "para casa básico" o lojista sai automaticamente na frente da concorrência.
Ainda de acordo com a pesquisa, 77,78% dos lojistas acreditam que a maioria dos compradores deve optar por parcelar as compras no cartão de crédito. A segunda forma de pagamento mais utilizada deve ser o dinheiro, 18,52%, seguido pelo cartão de débito, com 3,7%.
Veículo: Diário do Comércio - MG