Torrefadores procuram novas alternativas para elevar consumo de café

Leia em 3min

Você já tomou um cafezinho hoje? Muito provavelmente, sim. Esse, por mais incrível que pareça, é o grande problema da indústria de café. A bebida já é tomada por 97% brasileiros, segundo pesquisa da TNS Interscience, o que indica que não há muito espaço para expandir o público consumidor.  Ed Viggiani/Valor


Na quinta-feira, em meio à crise econômica mundial que já levou diversos países à recessão, cerca de 550 executivos vestidos de bermudas e tênis estavam reunidos em Porto de Galinhas, no litoral pernambucano, para tentar encontrar novas formas de aumentar o consumo do produto do Brasil. 

 

Por uma hora, os fabricantes de café das principais indústrias do país sentaram-se lado a lado, como se nem concorrentes fossem, para pensar em novas bebidas e alimentos feitos à base de café. De lá, saíram sugestões como café com leite gelado vendido em garrafinhas de iogurte, café terapêutico, energéticos naturais, enlatados revigorantes para depois da balada, café com soja ou refrigerante e até controversos produtos voltados para as crianças. E por que não cerveja com café? A combinação já foi lançada pela cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP), com grãos da região de Alta Mogiana, no interior paulista. 

 

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) apontam que neste ano o consumo interno deve ser de 18 milhões de sacas, um crescimento de cerca de 4% em relação a 2007. Porém, algumas pesquisas já apontam que a compra residencial está estável. No Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, cada pessoa consome 4,5 quilos por ano, menos da metade da média européia, segundo informações da Abic. "Esse é um mercado que precisa de inovação para conseguir crescer", afirmou Ivani Rossi, da consultoria TNS Interscience. 

 

Em busca do aumento do consumo per capita, a Café Iguaçu lançará em dezembro um pó para milk-shake de café. "É o primeiro produto de uma linha completa para o verão que começaremos vender, de bebidas geladas", disse Edivaldo Barrancas, diretor comercial da Iguaçu. Para o inverno, a companhia fabricou cafés em pó com sabores. Segundo Barrancas, a venda de cafés especiais tem crescido cerca de 20% ao ano, já representando 10% do faturamento do grupo. 

 

A alemã Melitta começou a vender nos Estados do Sul do país cafés valorizando três diferentes regiões produtoras: Mogiana paulista, Sul de Minas e Cerrado mineiro. "É uma forma de agradar os diferentes paladares e mostrar novas formas de tomar cafés. Certamente temos de aumentar o portfólio", afirmou Bernardo Wolfson, presidente da Melitta. Em breve, os produtos serão distribuídos em todo o Brasil, país que possui o maior número de produtos com a marca no mundo inteiro. 

 

Para o público infantil, ainda não há produtos. Os industriais, porém, querem introduzir a bebida na merenda escolar. "Ele dá o ânimo necessário aos estudos", afirmou Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic, que vai tentar convencer pais e médicos a aceitar o argumento. "Ganhar a criança significa formar um consumidor pela vida toda." 

 

É entre a população de até 15 anos que está o menor consumo de café no Brasil, que tem como principal concorrente os achocolatados, segundo dados da TNS Interscience. Para 58% das pessoas entrevistadas pelo instituto, a principal razão para não se beber café é o fato de ele fazer mal à saúde, ponto contestado pelos fabricantes. Apesar disso, 60% dos ouvidos dizem que não há substitutos à bebida. 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Um setor que não teme a crise global

A crise financeira global não está atrapalhando os planos de crescimento da indústria de café...

Veja mais
Reader's Digest, dona da 'Seleções', busca renovação na web

Mary Berner, uma americana de 45 anos e mãe de quatro filhos, é a primeira mulher a presidir a Reader's Di...

Veja mais
Experiência é uma poderosa arma de marketing, diz CEO da Getronics

Um poderoso instrumento de marketing corporativo. É assim que o executivo Paulo Henrique Pichini, define os "rall...

Veja mais
Indústria tem a pior geração de empregos em dez anos

A indústria de transformação registrou, no mês passado, o pior desempenho na criaç&ati...

Veja mais
Com a crise, ministro propõe ampliar seguro-desemprego

Diante da crise financeira internacional, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse ontem que vai encaminhar ao Codefat...

Veja mais
Perdigão desiste da CCL e deve beneficiar Malibu

A Perdigão divulgou ontem, em comunicado ao mercado, que prevê a opção de descontinuar a oper...

Veja mais
Trigo

A produção mundial de trigo em 2009 provavelmente atingirá 647 milhões de toneladas, queda d...

Veja mais
Panasonic planeja cortar custos

A Panasonic vai consolidar a produção de painéis de plasma no Japão a fim de reduzir custos....

Veja mais
Usinas cancelam contratos de açúcar por falta de produto

Algumas usinas não estão conseguindo produzir o volume de açúcar programado e estão p...

Veja mais