Contando com um crescimento médio de 23,7% frente ao ano passado, o varejo já se prepara para as vendas de Dia das Mães, com ações especiais para a data, como ofertas e promoções, distribuição de brindes e decorações especiais nas vitrines. Pelo menos 68% dos lojistas investirão neste sentido, segundo pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre. O levantamento ocorreu entre os dias 17 e 26 de março e ouviu 400 consumidores e 100 lojistas de todas as regiões da cidade.
Um dos dados que mais chama a atenção no estudo se refere à forma de pagamento: 59,3% dos entrevistados irão saldar em dinheiro a compra de presentes para as mães. O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, acredita que o fato se deve ao poder de barganha que o pagamento em dinheiro viabiliza. Ele lembra também que algumas pessoas não utilizam cartão de crédito e outras preferem evitar as taxas de juros dos cartões de débito. Estas duas formas de pagamento foram citadas por 25,8% e 13,3% dos entrevistados, respectivamente. Apenas 1,5% afirmou que usará cartão de lojas ou carnês e 0,3% pagarão os produtos com cheque. O gasto médio, segundo o estudo, será de R$ 107,00. “Os dados gerais, porém, indicam que haverá aumento de aproximadamente 6% nos gastos com presentes”, destaca o dirigente.
Segunda data mais importante para o varejo, depois do Natal, o Dia das Mães é ainda mais significativo para o segmento de confecções. “A véspera desta data é o melhor dia em vendas de todo o ano para as lojas de roupas”, explica Sielichow. E a pesquisa confirma: as roupas são o presente preferido de 51,3% dos consumidores, seguidas por perfumes (24%) e flores (9,8%). Outros itens citados foram joias e acessórios (9,3%), artigos de decoração (7%), eletrodomésticos (7%), calçados (6,5%), livros (4,3%) e eletrônicos (3,8).
A intenção da maioria (63%) dos entrevistados é efetivar as compras na última semana que antecede a data. Apenas 1,3% afirma já ter providenciado o presente e 22% admitem que só irão se mobilizar neste sentido na véspera ou mesmo no dia da comemoração.
O Dia das Mães deve gerar movimentação no mercado de trabalho. Dos 100 lojistas pesquisados, 16% pretendem contratar profissionais temporários para reforçar o atendimento aos clientes. A indicação do Sindilojas Porto Alegre para candidatos é que fiquem atentos ao programa Geração Varejo que disponibiliza um mural de vagas no site da entidade.
Veículo: Jornal do Comércio - RS