IPI menor impulsiona resultado da Whirlpool

Leia em 2min 40s

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca teve impacto positivo nos números da Whirlpool no primeiro trimestre. Segundo Armando Valle, vice-presidente de relações institucionais e sustentabilidade da empresa na América Latina, o volume de produção de fogões, geladeiras e lavadoras de roupa no Brasil subiu de 10% a 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Os três produtos são os mais importantes nas operações da multinacional no país.

Ontem, durante divulgação de seu balanço mundial, o benefício fiscal concedido pelo governo brasileiro foi apontado pelo CEO da Whirlpool, Jeff Fettig, como um dos impulsionadores das vendas na América Latina no ano. "Em parte pela continuação do programa de benefícios fiscais no Brasil, combinado com um desempenho forte da economia no país, após um primeiro trimestre muito bom, nós vemos a demanda em alta e próxima ao topo das previsões de 5% para o ano para a América Latina", disse Fetting.

Em março, o governo prorrogou a redução do IPI sobre os eletrodomésticos da linha branca até o fim de junho. Pela medida, a alíquota sobre fogões, antes de 4%, foi zerada. O imposto sobre geladeiras caiu de 15% para 5% e sobre máquinas de lavar, de 20% para 10%. A medida faz parte do pacote de estímulos à economia nacional.

A América Latina é o segundo maior mercado da Whirpool, depois dos Estados Unidos, e foi a única região a apresentar alta de vendas no primeiro trimestre. O aumento foi de 3%, para US$ 1,3 bilhão. A receita global da companhia recuou 1,2% no período, para US$ 4,3 bilhões. As vendas caíram 1% na América do Norte; 8% na região que engloba Europa, Oriente Médio e África; e outros 3% na Ásia. O lucro líquido da multinacional caiu 46%, para US$ 92 milhões.

Durante a conferência de resultados, Jeff Fettig explicou que a companhia decidiu deixar de vender algumas versões de fornos de micro-ondas e aspiradores de pó na América Latina como uma das medidas tomadas para aumentar a rentabilidade. No Brasil, a companhia não vai concorrer nos mercados de micro-ondas pequenos, de menos de 22 litros, e de aparelhos de ar-condicionado de baixa eficiência energética, por causa da concorrência dos importados. "A pressão do ar-condicionado da China preocupa", disse ao Valor Armando Valle.

Mas, apesar do impulso proporcionado pela redução do IPI, o desempenho da Whirlpool na América Latina foi afetado de maneira negativa pelo aumento do custo de matérias-primas e pelo menor número de compensações fiscais no período. "As condições favoráveis de preço, mix e iniciativas constantes de produtividade foram parcialmente afetadas por condições desfavoráveis de câmbio, menor reconhecimento de créditos fiscais e aumento nos preços de matérias-primas", informou a empresa no comunicado global.

A Whirlpool lançou três produtos no mercado latino-americano no trimestre, sendo duas variações de máquinas de lavar Brastemp e um aspirador para pelos de animais da marca Consul. A empresa também inaugurou um centro de pesquisa para lava-louças em Rio Claro, no interior de São Paulo.

A Whirlpool emprega 68 mil pessoas ao redor do mundo, sendo 14 mil no Brasil. Em 2011, as vendas globais a companhia superaram US$ 19 bilhões.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Ferrovia investe pouco em expansão Assinante online

Ferrovias ficam com apenas 1% do crédito do BNDES ao setorDos quase R$ 30 bilhões que o BNDES liberou para...

Veja mais
Aumenta exportação de cafés 'diferenciados'

Tradicional exportador de café verde em grão, o Brasil vê aumentar a demanda pelos grãos "dif...

Veja mais
Lucro da Renner cai 25% até março

A varejista gaúcha Renner teve queda de 24,9%, para R$ 35,7 milhões, no lucro líquido consolidado d...

Veja mais
Eldorado define sua estratégia comercial

A exatos seis meses de iniciar as operações da fábrica de celulose branqueada de eucalipto que est&...

Veja mais
Região do ABC deve movimentar R$ 100 mi no Dia das Mães

ABC - Os gastos com presentes para o Dia das Mães, que acontece no segundo domingo de maio (neste ano, no dia 13)...

Veja mais
Hering espera tempo frio para aquecer vendas

O setor de vestuário está sofrendo um pouco mais de instabilidade por conta do tempo mais quente, e enquan...

Veja mais
Brasil Foods começa a se desfazer de fábricas em menos de dois meses

Em menos de dois meses, a Brasil Foods começa a se desfazer das fábricas que irão para a Marfrig, d...

Veja mais
Presidente da Nestlé no país deve deixar o cargo

Após meses em discussão, a sucessão na presidência da Nestlé no Brasil está mai...

Veja mais
Disposição para presentear as mães

Os consumidores de Belo Horizonte estão mais dispostos a presentear as mães este ano. Pesquisa divulgada o...

Veja mais