A troca de cadeiras na presidência da Nestlé no Brasil conduzirá ao cargo o atual executivo-chefe da empresa de alimentos no México, Juan Carlos Marroquin. A partir de julho ele substituirá Ivan Zurita, que deixará o comando da empresa após quase 40 anos na companhia, 11 deles na função atual, que sai para se aposentar. Entretanto, o executivo permanecerá como presidente do Conselho Consultivo (chairman) da Nestlé Brasil, de acordo com comunicado da empresa divulgado na sexta-feira.
Marroquin tem uma longa história de sucessão presidencial da empresa em diversos países. Ingressou na Nestlé em 1985 e passou por diversos países até ser nomeado, em 2001, presidente da Nestlé na Venezuela, em 2004 foi a vez de assumir a função na Região Bolivariana. Depois de três anos mudou novamente e foi nomeado presidente da Nestlé no México, onde atuava desde então.
A companhia de alimentos tem atualmente 31 fábricas no País e a mais recente foi instalada no fim do ano passado, em Três Rios, no Rio de Janeiro. Segundo Zurita, a taxa média de ocupação da empresa está acima de 70%.
No início do mês, Zurita declarou que o faturamento da Nestlé no Brasil deve apresentar crescimento de 7% em 2012 ante o de 2011 de R$ 20,6 bilhões. Segundo ele, o resultado será impulsionado pelo aumento do consumo no País. Os investimentos em 2012 estão em cerca de R$ 500 milhões - e "a cada 3% de crescimento real, a empresa precisa erguer uma nova fábrica".
Veículo: DCI