Sojabook, versão do Facebook para os produtores rurais, tem 10 mil usuários

Leia em 1min 20s

"Oi, eu tenho vontade de começar a criar frangos. Alguém poderia me dar alguns conselhos?", pergunta um agricultor de 50 anos.

Outro, de 35, pede referências sobre um tipo específico de máquina agrícola. Essas são atividades comuns na rede social Sojabook, uma versão rural do Facebook criada há quatro meses e que já chegou a 10 mil usuários.

Por enquanto, o site conta apenas com a divulgação "boca a boca" entre agricultores, segundo o administrador de empresas Mariano Torrubiano, um argentino de 31 anos que criou o site.

A rede já tem atraído brasileiros. Eles correspondem a aproximadamente 15% dos integrantes do Sojabook, de acordo com Torrubiano, que está em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) para visitar a Agrishow (Feira de Tecnologia Agrícola em Ação).

Há também uruguaios, chilenos, colombianos e até chineses e indianos. "As pessoas se sentem muito à vontade porque são todos produtores, pessoas do campo que dividem ali [no site] as mesmas inquietudes, problemas e trocam soluções", disse.

A ideia de criar o site nasceu, segundo seu criador, enquanto visitava uma feira agrícola na Argentina.

Na ocasião, durante a demonstração de uma máquina, ele percebeu que o operador estava com seu computador portátil conectado ao Facebook. "Foi aí que pensei: esse público precisa de uma rede social só para ele."

Torrubiano afirma que a meta é chegar a 100 mil participantes ainda em 2012.

A intenção do argentino é consolidar o Sojabook como a primeira e a maior rede social de agricultores da América do Sul.

O empreendimento ainda não gera lucros, mas Torrubiano informou que o site vai abrir em breve espaço para publicidade de produtos agrícolas e classificados.

Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Embalagem dourada

Para comemorar seus 25 anos, a Kérastase, empresa de produtos de cuidados profissionais para cabelos, traz ao pa&...

Veja mais
Marcas patinam em resposta a crítica na web

Admitir falhas ajuda empresas a conquistar a simpatia de clientes nas redes sociaisA rede de pizzas Domino's até ...

Veja mais
Produção da safra de laranja deve cair 15%, diz associação

A safra 2012/13 de laranja em São Paulo e em Minas Gerais, principal região produtora, deve ficar em 364 m...

Veja mais
Produtores do Mato Grosso querem eclusas nos rios Tapajós e Teles Pires

Representantes de produtores agropecuários do Estado de Mato Grosso se uniram para exigir que o governo construa ...

Veja mais
Teka fecha no azul após ação contra a União

Uma ação judicial favorável à empresa de cama, mesa e banho Teka, sediada em Blumenau (SC), ...

Veja mais
Fim de contrato afeta lucro da Arezzo

A rescisão de um acordo comercial com seu principal agente de fornecimento, a Star Export, comprometeu o resultad...

Veja mais
Queijo será mostrado em SP

O Sul de Minas Gerais é pioneiro na fabricação de queijos finos no Brasil. O ofício artesana...

Veja mais
A modernização da antiga Granado

Companhia centenária investe em imagem retrô para conquistar clientes sem perder os antigos Velha conhecid...

Veja mais
Depois de abandonada, Forno de Minas renasce das cinzas

Vendida para a General Mills em 1999, produtos foram retirados do mercado pelos americanos Quando, há três...

Veja mais