A modernização da antiga Granado

Leia em 1min 30s

Companhia centenária investe em imagem retrô para conquistar clientes sem perder os antigos



Velha conhecida de consumidores de todas as idades, a Granado, fabricante de produtos de higiene e beleza, viu suas vendas praticamente estagnarem há quase oito anos. “As linhas mais tradicionais até mantinham boas vendas, mas os outros produtos não deslanchavam”, afirma Sissi Freeman, diretora de marketing da Granado.

Fundada em 1870, no Rio de Janeiro, a empresa havia tentado modernizar sua imagem, com novas embalagens e logotipo. “Rejuvenescer a marca é um dos maiores desafios para empresas muito tradicionais”, diz José Roberto Martins, da consultoria Global Brands.

No caso da Granado, ao invés de conquistar novos consumidores, as mudanças afastaram os antigos clientes, que não conseguiam reconhecer o produto”. Para reformular a marca, a Granado contratou um escritório americano, que orientou a empresa a valorizar mais sua imagem tradicional. “Tínhamos nas mãos uma marca centenária, mas não transmitíamos essa imagem”, afirma Sissi.

Depois da reformulação, o antigo logotipo foi retomado e as embalagens, mesmo lembrando as utilizadas no início da empresa, ganharam cores chamativas. A reformulação começou pelo seu item mais tradicional, o polvilho antisséptico e, por conta dos bons resultados, logo foi estendida aos demais produtos. “Também compramos a Phebo, de sabonetes, outra marca muito tradicional”, diz Sissi. Na Phebo, a mesma estratégia de modernizar o produto mantendo o ar retrô foi usada.

A mudança da marca incentivou os executivos da Granado a investirem em novas áreas. A empresa abriu 12 lojas próprias, em sete estados, e planeja mais uma, em Campinas (SP), ainda este ano. “Nossas lojas lembram as perfumarias de antigamente”, afirma Sissi. Uma operação virtual também foi estruturada para quem mora longe das lojas físicas.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Depois de abandonada, Forno de Minas renasce das cinzas

Vendida para a General Mills em 1999, produtos foram retirados do mercado pelos americanos Quando, há três...

Veja mais
Governo vai reduzir Imposto de Renda sobre PLR, informa ministro

O governo decidiu que vai reduzir o Imposto de Renda cobrado sobre a participação nos lucros e resultados ...

Veja mais
PepsiCo vai associar-se ao Twitter para atrair jovens

PepsiCo fechou uma parceria com o Twitter para transmitir por internet shows de música ao vivo aos consumidores q...

Veja mais
Na rede social, Brasil está no básico

O apresentador chama a "ajudante de palco", em trajes mínimos, e suplicando, pede uma ajuda aos telespectadores. ...

Veja mais
Comitiva da CNA visita portos chineses

Infraestrutura portuária em dois importantes portos da China e o sistema de transporte de uma das maiores transpo...

Veja mais
Queijo obteve reconhecimento de indicação geográfica

Está oficializado: o queijo minas artesanal tipo canastra é aquele produzido somente por sete municí...

Veja mais
Lojistas do interior projetam alta de até 10% nas vendas

O comércio do interior de Minas aguarda ansioso a chegada do Dia das Mães, considerada a segunda melhor da...

Veja mais
Prorrogação de IPI puxa negócios da Eletrozema

Comercialização da rede de eletrodomésticos sediada em Araxá subiu 17% em abril na rela&cced...

Veja mais
Adidas eleva metas do ano

A Adidas aumentou a previsão de lucro para 2012, após registrar  melhor performance que as rivais Nik...

Veja mais