Vendida para a General Mills em 1999, produtos foram retirados do mercado pelos americanos
Quando, há três anos, readquirama fabricante de pão de queijo Forno de Minas, que havia sido comprada em1999 pela multinacional americana General Mills, os antigos donos da empresa, Hélder Mendonça, Dalva Mendonça e Vicente Camiloti, tiveram que voltar a construir a marca praticamente do zero. “Os americanos resolveram tirar o nome do mercado e isso afetou a imagem da empresa”, afirma Camiloti, diretor comercial da empresa.
A primeira ação para reconquistar os antigos clientes foi voltar a fabricar o produto com a mesma receita utilizada na década de 90. Ao assumir o negócio, a General Mills alterou a fórmula e reduziu a quantidade de queijo. “Procuramos manter a tradição de fazer o produto em escala industrial, mas com sabor caseiro”, afirma Mendonça, presidente da Forno de Minas.
Depois de reestruturar a equipe comercial para reconquistar os antigos clientes, a Forno de Minas passou a investir no lançamento de novos produtos. Entre 2009 e este ano, o total investido em novas linhas será de R$ 40 milhões, resultando em itens como folhados e de empadas congeladas, que devem representar 20% das vendas da empresa em 2012.
Na estratégia para retomar o mercado abandonado com o fim da marca, a maior dificuldade não foi conquistar o cliente final, que ainda tinha boas lembranças do produto. Voltar ao setor de food service é que acabou se transformando no maior desafio. “O sumiço repentino do produto prejudicou nossa relação com os donos de bares e restaurante e demoramos para retomar a confiança”, afirma Camiloti.
Para reconquistá-lo, a empresa teve que adotar uma estratégia adotada no período em que o comando ficou nas mãos de americanos: a redução de preços. “Tivemos que aprender a conciliar nossa receita com os preços menores”, diz Camiloti
Veículo: Brasil Econômico